Exercício de Emergência testa Plano do Heliporto Municipal de Arcos de Valdevez
O exercício decorreu com eficácia e dentro dos parâmetros esperados, demonstrando a capacidade de resposta, coordenação e cooperação entre todas as entidades participantes
Foto: C.M. A. de V.
María Joâo Brito / Arcos de Valdevez
O Município de Arcos de Valdevez, em articulação com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil – Comando Sub-Regional do Alto Minho, a Guarda Nacional Republicana e o INEM, realizou um exercício de emergência no Heliporto Municipal, com o objetivo de testar o seu Plano de Emergência, de acordo com os requisitos da ICAO – Organização Internacional da Aviação Civil.
Esta ação teve como principais finalidades:
• Avaliar o Plano de Emergência do Heliporto;
• Testar a capacidade de resposta a situações de emergência aeronáutica;
• Verificar a eficácia operacional dos meios de socorro internos;
• Avaliar a articulação entre os meios internos e as estruturas externas de socorro;
• Reforçar a coordenação entre todas as entidades envolvidas;
• Sensibilizar os Agentes de Proteção Civil para o risco de acidentes com aeronaves e a sua atuação em cenários deste tipo.
O exercício decorreu com eficácia e dentro dos parâmetros esperados, demonstrando a capacidade de resposta, coordenação e cooperação entre todas as entidades participantes. A simulação permitiu testar a prontidão e reforçar os mecanismos de atuação em contexto de emergência, promovendo a segurança e a resiliência da infraestrutura aeronáutica municipal.
Este tipo de exercícios insere-se na estratégia do Município de Arcos de Valdevez para a promoção de uma cultura de segurança e de preparação no âmbito da proteção civil, ao serviço da população.
Ningún comentario:
Publicar un comentario