Arcos de Valdevez acolheu II Encontro de Clubes Ciência Viva na Escola
María Joâo Brito / Arcos de Valdevez
O Museu de Água ao Ar Livre do Rio Vez foi o local escolhido para a realização do II Encontro de Clubes Ciência Viva na Escola, um evento promovido pelo Centro Ciência Viva dos Arcos, com o apoio do Programa Impulso Jovem STEAM, inserido no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), do Município de Arcos de Valdevez e do CENFIPE.
O encontro reuniu alunos, professores e cientistas numa jornada de partilha de conhecimento, inovação e criatividade. A programação incluiu uma mesa-redonda científica, com moderação de José Carlos Fernandes (Centro Ciência Viva dos Arcos) e intervenções de especialistas como David Loureiro (LNEG), João Fernandes (FCT-UC) e Rodrigo Amaro e Silva (FC-UL); apresentações e partilhas de projetos interdisciplinares desenvolvidos ao longo do ano pelos Clubes Ciência Viva na Escola; dois workshops temáticos: “Larga o telemóvel! Aproveita a Energia!” e “Cozinhar com o Sol”, este último culminando num lanche preparado com energia solar.
O ponto alto do dia foi o Concurso de Fornos Solares, em que os clubes participantes demonstraram os seus protótipos, evidenciando competências em ciência, engenharia e sustentabilidade.
O evento terminou com o momento musical “O Futuro é Agora”, o hino da Escola Ciência Viva dos Arcos e uma homenagem ao cientista e inventor Padre Himalaya, da autoria de Miguel Tela, que inspirou todos os presentes com uma mensagem de inovação e esperança.
Presente neste momento, a Vereadora da Câmara Municipal Emília Cerdeira, destacou a importância da realização deste tipo de iniciativas, já que constituem “uma oportunidade para estimular o gosto pela ciência junto das novas gerações, valorizando ao mesmo tempo o legado científico e cultural de Arcos de Valdevez”.
Ningún comentario:
Publicar un comentario