Secretária de Estado da Habitação acompanha execução da Estratégia Local de Habitação em Arcos de Valdevez
María Joâo Brito / Arcos de Valdevez
A Secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa, deslocou-se a Arcos de Valdevez para acompanhar o desenvolvimento das intervenções previstas na Estratégia Local de Habitação (ELH), enquadradas nos programas 1.º Direito e Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A visita oficial contemplou dois importantes polos de investimento habitacional, nomeadamente o da Quinta da Capela (Vila Fonche), onde decorre a reabilitação de 28 habitações sociais, com intervenções profundas ao nível dos interiores, coberturas e zonas comuns, assegurando a permanência dos residentes nas suas casas durante a execução das obras; e Guilhadeses, freguesia em que estão a ser construídas 8 novas habitações (4 T1 e 4 T2), destinadas a dar resposta à crescente procura por soluções de habitação condigna e a custos controlados.
As intervenções visam reforçar a oferta de habitação social, arrendamento acessível e promover a fixação de jovens e famílias de rendimento intermédio no concelho. Durante a visita, a Secretária de Estado enalteceu “o dinamismo e empenho do município”, destacando a relevância da ação das autarquias na concretização das políticas públicas de habitação. Abordou ainda os desafios que afetam o setor da construção civil, em particular a falta de mão-de-obra qualificada, sublinhando a importância de investir na inovação, industrialização dos processos construtivos e na eficiência na gestão de recursos, como formas de assegurar a execução atempada dos projetos financiados pelo PRR.
Acompanhada pelo Presidente da Câmara Municipal, Olegário Gonçalves, a governante participou numa sessão institucional nos Paços do Concelho, onde foi reiterado o papel estratégico da habitação na coesão social, no bem-estar das famílias e no desenvolvimento sustentável do território.
“Saio de Arcos de Valdevez muito satisfeita e com esperança renovada. É um exemplo claro de como os fundos públicos estão a ser bem aplicados ao serviço das pessoas”, referiu Patrícia Gonçalves Costa, Secretária de Estado da Habitação. Por sua vez, Olegário Gonçalves agradeceu a disponibilidade e o empenho da governante “nesta área tão determinante para a vida das pessoas” e referiu que a “sua presença no nosso concelho representa não só um gesto de proximidade do Governo, mas também um sinal claro do compromisso nacional com uma política de habitação mais justa, inclusiva e acessível.”
A Estratégia Local de Habitação da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, alinhada com o Programa 1.º Direito e outros instrumentos nacionais, visa dar resposta às necessidades habitacionais de quem vive em condições indignas, apoiar as famílias com menores recursos, reabilitar edifícios degradados e criar soluções habitacionais acessíveis para jovens e famílias.
No âmbito desta estratégia, estão previstos investimentos no valor global de mais de 17,5 milhões de euros, destinados à reabilitação de habitações municipais, aquisição de imóveis para programas de arrendamento acessível, e apoio a famílias na recuperação e adaptação das suas próprias casas. Com estas medidas, pretende-se beneficiar diretamente mais de 150 famílias, que verão a sua vida transformada com uma habitação digna e segura.
Ningún comentario:
Publicar un comentario