Valença assinala o Dia Mundial do Ambiente
• Com novos compromissos com a sustentabilidade
Vitor Salvador / Valença do Minho
No Dia Mundial do Ambiente, que hoje se celebra, o Município de Valença dá um passo firme rumo a uma cidade mais verde e resiliente, com o lançamento da nova Plataforma de Inventário Municipal do Arvoredo Urbano e o avanço do Plano Municipal de Ação Climática (PMAC).
Estes dois instrumentos integram a estratégia ambiental do município, assente numa visão sustentável, regenerativa, renovável e promotora de uma transição verde transversal a todas as áreas da gestão municipal.
O Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, sublinha que "temos a obrigação de fazer tudo o que está ao nosso alcance para deixar um amanhã melhor às futuras gerações — uma Valença mais resiliente, segura, competitiva e habitável. Esta é uma oportunidade que não podemos desperdiçar."
Nova Plataforma de Gestão do Arvoredo Urbano
A plataforma https://valenca.geotree.pt já está em funcionamento e possibilita o acompanhamento, em tempo real, do inventário arbóreo da cidade de Valença, permitindo à autarquia otimizar a gestão do espaço público, com a escolha das espécies mais adequadas para cada zona urbana, promovendo a longevidade do arvoredo e a sustentabilidade ecológica.
A plataforma é também participativa: qualquer cidadão pode partilhar sugestões, reportar o estado das árvores existentes ou propor novas intervenções.
Plano Municipal de Ação Climática (PMAC)
Proximamente, será submetida à Assembleia Municipal a proposta do Plano Municipal de Ação Climática de Valença, um novo instrumento orientador das políticas locais de resposta às alterações climáticas. O PMAC vem reforçar os instrumentos já existentes, como o Plano Diretor Municipal, integrando medidas ambientais com foco em quatro eixos estratégicos:
• Redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE);
• Aumento da resiliência territorial a fenómenos climáticos extremos;
• Capacitação das estruturas municipais para a ação climática;
• Promoção do conhecimento sobre riscos climáticos e respetivos impactes.
Com estas iniciativas, Valença reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade, o combate às alterações climáticas e a construção de um território mais preparado para os desafios ambientais do presente e do futuro.
Ningún comentario:
Publicar un comentario