16 de ago. de 2024

PÓVOA DE VARZIM

Milhares de pessoas celebraram Nossa Senhora d´Assunção,  a padroeira dos pescadores 


Milhares de poveiros e visitantes participaram neste momento de devoção e exaltação da padroeira da comunidade piscatória que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira
Fotos: C.M.P. de V.



Infogauda / Póvoa de Varzim

 Todos os caminhos foram dar à Póvoa de Varzim, esta quinta-feira, para a majestosa procissão de Nossa Senhora d´Assunção, considerada pela organização como a mais rica e sumptuosa do país.  

 Milhares de poveiros e visitantes participaram neste momento de devoção e exaltação da padroeira da comunidade piscatória, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira.  

 Da parte da manhã, o bispo auxiliar de Braga, D. Delfim Gomes, presidiu à eucaristia solene em honra de Nossa Senhora da Assunção. Às 16h00, o cortejo, com dez andores e 250 “anjinhos”, partiu da Rua 31 de Janeiro e prosseguiu pelas ruas poveiras até à igreja da Lapa, onde terminou (passando pelo Largo Elísio da Nova, Rua João Dias, Rua da Junqueira, Rua da Alegria, Rua António Graça, Rua Elias Garcia, Avenida dos Banhos e Avenida dos Descobrimentos).  

 À passagem da procissão pela marginal poveira, os dez andores foram virados para o mar e milhares de foguetes foram lançados em saudação à virgem padroeira dos pescadores.  

 A Procissão de Nossa Senhora d´Assunção é o ponto alto de um programa de comemorações promovido pela Real Irmandade da Nossa Senhora da Assunção – Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Lapa, com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Iniciadas a 6 de agosto, as Festas findam no dia 22 deste mês, com o Beija Mão da Senhora, entre as 9h00 e as 21h00, a que se seguirá uma última eucaristia, às 21h00, e fogo preso e repique dos sinos. 

Ningún comentario:

Publicar un comentario