8 de xan. de 2019

A GUARDA

PATRIMÓNIO


A importância da obra externa em Santa Cruz

(7ª parte)

ENCONTROS POLIORCÉTICOS / A Guarda 

 Fundação Cárdenas tem feito um excelente contributo à castellologia desde o seu Centro de Estudos José Joaquín de Mora, onde realizam-se Investigação, Divulgação  e Publicações a partes iguais. Na sua atarefada atividade figuram eventos a sublinhar, como o Ateliê Internacional de Arqueologia e Arquitetura Fortificada Medieval, celebrado dos días 19 ao 21 de Julho de 2017 no Castelo de Sesón de Nágima (Soria). Da mesma maneira, entre os dias 20 e 22 de Setembro do mesmo ano reuniram-se em Montiel (Ciudad Real) arqueólogos e arquitetos a fim de concretizarem as Jornadas Técnicas sobre História da Construção Medieval. Ainda esse ano, acorreram curiosos e estudosos às Jornadas Educativas sobre Património Defensivo, quer em Fuenlabrada, quer em Monteagudo ou Montiel.   
    
 No ano seguinte, em Marzo, comungavam em harmonia uma Exposição e um ciclo de palestras sobre “Atalayas y Torreones de la provincia de Soria”. Entre o 25 e 27 de Abril, o Seminário-Ateliê do Plan Nacional de Arquitetura Defensiva “Novos Usos e Valorização da Arquitetura Defensiva” concitava todo o interesse dos assistentes. Todavía, em Setembro desse ano, tinham lugar as Jornadas Educativas sobre Património Defensivo e a História Militar em Montiel. Já, entre os dias 22 e 25 de Outubro, abordava-se o “Património Rural Defensivo de Al-Andalus, a construção duma paisagem”. Finalmente, para os dias 9 a 12 de Outubro de 2019 terá lugar o XI Congresso Nacional de História da Construção na cidade de Soria. A não perder.

 Isto vem mesmo a calhar como discreta chamada de atenção a instituições que se arrogam, em nome do ânimo de lucro, “roles” que não têm. Sofremos ainda imensas descoordenações no âmbito poliorcético e quem puxa do carro são organizações internacionais com “muitos anos a virar frangos”. Também, referir a discordância latente com um concelho, o guardense, empenhado em esconder a verdade dos factos. Fazer-se de desentendidos no que aconteceu em Cividans (caso dos tocões) junto de outras incidências, so criará a permanente desavença.

Artigos relacionados:







Ningún comentario:

Publicar un comentario