3 de xan. de 2019

A GUARDA

PATRIMÓNIO

A importância da obra externa em Santa Cruz 
(6ª Parte) 



ENCONTROS POLIORCÉTICOS / A Guarda  

 Toca a falar do ICOFORT (International Scientific Committee on Fortifications and Military Heritage), associada ao ICOMOS (International Council on Monuments and Sites) e à UNESCO. Na ainda recente Carta do ICOFORT refere-se a natureza peculiar do património militar e a necessidade de divulgá-lo. O seu Secretário Geral é Philippe Bragard, um homem ligado à Association Vauban, e a sua Presidente a porto-riquense Milagros Flores. De facto, os vaubanianos têm feito um excelente trabalho na UNESCO em prol das candidaturas portuguesas em série de Valença, Marvão, Elvas e Almeida. Sem eles nada daquilo que se fez teria sentido, mesmo na fronteira minhota. Alguns ainda não querem compreender o ascendente desta associação em Portugal. Trabalhar para a International Fortress Council (IFC) e no ICOFORT é compatível e aliás necessário. Custa entender a não adscrição nesse IFC de agrupações como a Associação Espanhola de Amigos dos Castelos e outras. Além do mais, temos redigido e endereçado ao ICOFORT a correspondente queixa relativamente à obra externa de Santa Cruz.  O segredismo e demora da Xunta já fedem.     

 Por falar disso, sempre convirá reafirmar que essa obra externa é a forma ótima de interpretar a envolvente da fortaleza. Se parapeitar, imaginar um assédio, ensaiar tiros de retaliação, alternando-os com fogo canhoneiro, tudo isso acontece de dentro para fora. Dessa maneira, conjugam-se poliorcéticas díspares de ataque e defesa. Presentemente, aquilo que não tem cabimento nem nas leis preservativas, nem na Carta de ICOFORT é deixar “ao Deus dará” este assunto, fazer-se de desentendidos e olhar para outro lado. Para além disto, obviar o caso dos tocões passará a ser responsabilidade dos que convivem de uma forma ou outra com Santa Cruz.    

 Condizente com o anterior, celebrou-se um novo Congresso Internacional do ICOFORT, os dias 14 ao 17 de Novembro, em Figueres (Girona). No incomparável marco da fortaleza de San Ferrán  eu-se voz ao CEAMA, à Associação de Amigos do Castelo de Montjuic, às Fortalesas Catalanas, bem como aos concelhos de Ciudad Rodrigo ou Almeida. Com cerca de 40 intervinientes, incluida a Presidente do ICOFORT, este encontro marcou uma presença forte da castellologia ibérica como nunca dantes. Aquela fortaleza ilustrada, das melhores de Europa, foi erguida pelo engenheiro general Juan Martín Cermeño, mirobrigense (Ciudad Rodrigo).  

(Continuará)  


Artigos relacionados:





Ningún comentario:

Publicar un comentario