20 de feb. de 2026

VILA NOVA DE CERVEIRA

Carnaval das IPSS’s reúne 130 utentes no Parque de Lazer do Castelinho 

    

Cerca de 130 utentes das sete instituições locais, acompanhados pelos colaboradores, participaram, esta quarta-feira, num animado convívio carnavalesco na tenda iglo instalada no Parque de Lazer do Castelinho
Foto: C.M. V. de C.


Irene Pinheiro / Vila Nova de Cerveira

 A celebração do Carnaval não conhece idades — e as seis IPSS’s do concelho de Vila Nova de Cerveira são prova viva disso mesmo. Cerca de 130 utentes das sete instituições locais, acompanhados pelos colaboradores, participaram, esta quarta-feira, num animado convívio carnavalesco na tenda iglo instalada no Parque de Lazer do Castelinho.    

 Promovida pela Câmara Municipal, em parceria com as IPSS’s do concelho e o Grupo de Voluntariado “De Mãos Dadas”, a iniciativa voltou a afirmar-se como um momento privilegiado de partilha interinstitucional. Mais do que uma celebração festiva, trata-se de uma ação que reforça a importância de proporcionar aos seniores institucionalizados oportunidades regulares de convívio e confraternização, promovendo o bem-estar emocional e social.     

 A criatividade esteve em destaque através dos disfarces inspirados nas profissões tradicionais. O Centro Social e Paroquial de Campos apresentou-se trajado de lavradeiras; o Centro Social e Paroquial de Reboreda trouxe um grupo de animados pasteleiros; o Lar Maria Luísa – Santa Casa da Misericórdia vestiu-se de pescadores; o Centro de Dia de Loivo surgiu como sapateiros; a ADSL - Associação de Desenvolvimento Social Local de Vila Nova de Cerveira representou as leiteiras; o Centro Social e Paroquial de Gondarém encarnou pescadores e peixeiras; e o Centro Paroquial e Social de Covas fez-se representar por agricultores. Cada instituição trouxe à festa não só imaginação e cor, mas também a valorização das tradições e saberes ligados às profissões de outros tempos.     

 A dinamização de atividades fora do contexto habitual das instituições, bem como a visita e usufruição de espaços públicos e culturais do concelho, assume um papel fundamental na valorização pessoal dos utentes, estimulando memórias, incentivando a participação ativa na comunidade e fortalecendo o sentimento de pertença.     

 A tarde festiva contou com a presença da Vereadora da Ação Social, Sónia Guerreiro, que se associou à celebração vestida a rigor, dando vida à personagem “Florista dos Sonhos Doces”, bem como do vereador António Quintas. O ambiente foi marcado por muita animação, música e dança ao som do DJ Zacarias, na mesma pista que, poucas horas antes, acolhera centenas de pessoas na Festa de Carnaval dedicada ao tema “Egito Antigo”.     

 A autarquia destaca ainda a estreita colaboração do grupo de voluntariado “De Mãos Dadas”, cujo contributo foi essencial para o sucesso da iniciativa, assegurando apoio, acompanhamento e reforçando o espírito de união e solidariedade que caracteriza este tipo de eventos.     

 A Câmara Municipal agradece, de forma muito especial, o tão grande empenho de todos na conceção de disfarces tão bem idealizados e executados, bem como a participação ativa antes e durante a festa. Que o depois seja agora feito de boas memórias deste dia, vivido com alegria, partilha e espírito comunitário.   

Ningún comentario:

Publicar un comentario