2 de abr. de 2025

ARCOS DE VALDEVEZ

Arcos de Valdevez volta a assinalar o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância 


O laço azul, símbolo da campanha volta a assumir particular destaque, adornando os Paços do Concelho
Foto: C.M. A. de V.

María Joâo Brito / Arcos de Valdevez

 Ao longo do mês de abril, o Município de Arcos de Valdevez e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) voltam a assinalar o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância.  

 Para tal, em parceria com as escolas, Jardins de Infância e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS´s), serão realizadas diversas iniciativas com vista a sensibilizar e alertar a comunidade escolar e a comunidade em geral para a problemática dos maus tratos na infância. 

 O laço azul, símbolo da campanha volta a assumir particular destaque, adornando os Paços do Concelho. 

 A CPCJ de Arcos de Valdevez, programou um conjunto de atividades para assinalar a data, entre as quais a colocação de um Laço Azul Gigante na fachada da Câmara Municipal, a distribuição de laços azuis pela comunidade, a iluminação dos Paços do Concelho de Azul, assim como a Operação Azul (Operação Stop), em colaboração com a GNR de Arcos de Valdevez e as crianças e jovens do nosso concelho. As crianças dos jardins-de-infância também vão estar envolvidas neste propósito através da elaboração dos seus laços azuis.  

História do Laço Azul 

 Em 1989, uma mulher norte americana (Bonnie Finney) amarrou uma fita azul na antena do carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus-tratos. Com esse gesto quis “fazer com que as pessoas se questionassem”. A repercussão desta iniciativa foi de tal ordem que abril passou a ser o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. 

 “O Azul funciona para mim como um constante alerta, para lutar pela proteção das crianças”. 

 Bonnie W. Finney 

 A história que Bonnie Finney contou aos elementos da sua comunidade foi trágica: o seu neto já tinha morrido de forma brutal por ter sido espancado pela mãe e pelo namorado. E porquê azul? Porque, apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos cheios de nódoas. O azul, que simboliza a cor das lesões, servir-lhe-ia por isso como uma imagem constante na sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos. 

 Esta campanha, que começou como uma homenagem desta avó aos netos, expandiu-se e, atualmente, muitos países usam as fitas azuis, durante o mês de abril, em memória daqueles que morreram ou são vítimas de abuso infantil e também como forma de apoiar as famílias e fortalecer as comunidades, nos esforços necessários para prevenir o abuso infantil e a negligência. 

 Em Portugal, a campanha, simbolizada pelo Laço Azul, é amplamente divulgada por todo o território, quer pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, quer pelas CPCJ, que realizam numerosas ações de prevenção contra os maus-tratos.  

Estão agendadas as seguintes atividades: 

 Dia 2 - 14:30 ação de sensibilização na Escola Básica Padre Himalaya, Távora Sta. Maria 

 Dia 24 - 11:00 ação de sensibilização no Escola Básica de Arcos de Valdevez – Professor António de Melo Machado  

 Dia 4 de abril - 10:00 - Operação azul com a GNR em Távora e os “mini” agentes em colaboração com a GNR de Arcos de Valdevez. 

Ningún comentario:

Publicar un comentario