26 de mar. de 2024

ARCOS DE VALDEVEZ

"Ecoparque do Vez"   

Novo Espaço de convívio, bem-estar e lazer já abriu em Arcos de Valdevez 

 

Este espaço multifuncional, que integra a Ecovia do Vez, pretende ser dinamizador da atividade desportiva, cultural e turística no concelho
Foto: C.M. A. de V.

María Joâo Brito / Arcos de Valdevez

 A Autarquia arcuense assinalou o início da primavera, o dia mundial da água e o dia mundial da árvore e das florestas, com a inauguração de um novo espaço emblemático de convívio, bem-estar e lazer em Arcos de Valdevez, o "Ecoparque do Vez".  

 Segundo o Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, "este investimento chama atenção para aquilo que é absolutamente essencial, o nosso património natural. E também para a relação entre o Homem e a natureza, que tem de ser criada em equilíbrio para que possamos perspectivar o futuro e o desenvolvimento de Arcos de Valdevez que preconizamos, que é a construção de um futuro com desenvolvimento sustentável”.  

 Este espaço tem uma área de 7.600 m2, e uma localização privilegiada junto à margem do Rio Vez, interligando dois espacos com identidade em Arcos de Valdevez: a praia Fluvial da Valeta e o Campo do Trasladário.   

 Este espaço multifuncional, que integra a Ecovia do Vez, pretende ser dinamizador da atividade desportiva, cultural e turística no concelho, através do acolhimento de eventos e iniciativas.    

 João Manuel Esteves destacou ainda “que este é um espaço de convívio, bem-estar e lazer para TODOS, para os que cá vivem e para os que nos visitam”.   

 O Autarca agradeceu,  o trabalho,  o envolvimento e a participação do Centro de Ciência Viva dos Arcos/Oficinas de Criatividade Himalaya, do Agrupamento de Escolas de Valdevez, da Epralima - Escola Profissional do Alto Lima, do IPVC - Instituto Politécnico de Viana do Castelo, dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez e da GNR, na iniciativa "Viva o Vez" e na inauguração deste novo espaço de convívio, bem-estar e lazer.  

 O "Ecoparque do Vez" é um investimento municipal a pensar bem-estar e lazer dos arcuenses e visitantes, que potencia o convívio de gerações,  o desporto e a cultura ao ar livre e o contacto com a natureza, e reforça a atratividade e a economia em Arcos de Valdevez.  

 Esta obra com recurso a fundos comunitários integra a Operação NORTE-04-2316-FEDER-000352 | Reabilitação do Espaço Público do Centro Histórico - 3º Fase (Rua Félix Alves Pereira / Arcos de Valdevez), cofinanciada pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Programa Operacional NORTE2020 - Eixo Prioritário 4 - Qualidade Ambiental e com um Investimento Elegível de 1.315.744,31 € e Comparticipação Comunitária de 1.002.410,25 €.

Ningún comentario:

Publicar un comentario