CINEMA
Boletim da Sessão nº 517 - "Dom Quixote de Orson Welles" de Orson Welles (1992)
Sexta-feira, 18 de novembro às 21:45 no Auditório do Museu Municipal de Caminha
ATENÇÃO: Lotação Limitada. Entrada Gratuita.
Locus Cinemae / Caminha
(…) Mas como se poderia saber de tudo isto se Franco não tivesse produzido esta versão? Apesar de todas as suas possíveis falhas, o filme tem a capacidade dupla de tornar visível o que antes era apenas objecto de curiosidade arquivística e, segundo, fá-lo de tal modo que denuncia toda a operação de re-apropriação que está na base do projecto (e de qualquer reconstrução cinematográfica, por mais historiográfico que seja o seu processo).
Isto é, Don Quijote de Orson Welles torna-se num tosco objecto ensaístico sobre a natureza do cinema, sobre o que é isso da autoria, de que são feitas as intenções de um realizador (e de como estas evoluem), de como um filme resulta sempre das condicionantes da sua produção e das dificuldades técnicas que o amadorismo grava na superfície da tela, também sobre o duelo entre a pulsão criativa e o receio da recepção pública e tantas outras coisas. Don Quijote de Orson Welles acaba por expor tudo aquilo que o cinema tradicionalmente procura esconder, destrói qualquer noção de suspensão voluntária de descrença, transformando-se numa lição de pós-modernismo mais ou menos involuntário – não esquecer que os anacronismos, os diálogos para a câmara, a imagem do telescópio como pré-cinema e as reflexões sobre a ontologia do cinema eram já pilares fundacionais do “Don Quijote” de “Orson Welles”, uma versão meta-cinematográfica do texto de Cervantes. (…)
apaladewalsh.com/2017/10/don-quijote-de-orson-welles-1992-de-jess-franco/
FICHA TÉCNICA:
Título original: Don Quijote de Orson Welles (1992) de Jess Franco, Espanha / Itália / EUA, 1992
Realização: Orson Welles
Argumento: Orson Welles, baseado em “Don Quixote”, de Miguel de Cervantes
Produção: Orson Welles, Oscar Dancigers
Fotografia: Jack Draper (fotógrafo principal), Jose Garcia Galisteo, Juan Manuel de Lachica, Edmond Richard, Ricardo Navarrete, Manuel Mateos, Giorgio Tonti, Gary Graver
Montagem: Orson Welles, Mauro Bonanni, Maurizio Lucidi, Renzo Lucidi, Peter Parasheles, Ira Wohl e Alberto Valenzuela Jesús Franco
Duração: 116 minutos
FICHA ARTÍSTICA:
Francisco Reiguera – Don Quixote
Akim Tamiroff – Sancho Panza
Patty McCormack – Dulcinea
Orson Welles – O próprio/Narrador
Programação
Ciclo Cinema e Literatura
18 de novembro, “Dom Quixote”, Orson Welles (ed. Jesús Franco), Espanha / Itália / EUA, 1992, Sessão 517 (M/12)
25 de novembro, “A Ilha do Adeus”, Franklin J. Schaffner, EUA, 1977, Sessão 518 (s/ classificação)
Ningún comentario:
Publicar un comentario