7 de nov. de 2018

ARCOS DE VALDEVEZ

Câmara Municipal e IAPMEI promovem Dia do Atendimento Descentralizado 

O Presidente da Câmara Municipal, João Esteves, recebeu na Câmara Municipal o Diretor do Centro de Apoio Empresarial do Norte do IAPMEI, Dr. Jorge Oliveira

María Joâo Brito / Arcos de Valdevez

 A Câmara municipal de Arcos de Valdevez, em parceria com o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação IP, realizaram durante o dia de ontem, na Incubo, o Dia do Atendimento Descentralizado. 

 Esta iniciativa pretendeu fortalecer espaços de proximidade às empresas, através de serviços de informação e aconselhamento personalizados. 

 Uma equipa técnica do IAPMEI esteve disponível durante a passada terça-feira, 6 de novembro, para realizar um atendimento individual e responder às dúvidas dos empresários e dos empreendedores da região, no âmbito da intervenção do IAPMEI. 

 De referir também que o Presidente da Câmara Municipal, João Esteves, recebeu na Câmara Municipal o Diretor do Centro de Apoio Empresarial do Norte do IAPMEI, Dr. Jorge Oliveira. 

 Esta foi uma iniciativa de grande interesse e enriquecedora para os empresários da região, pois o IAPMEI pretende ser o parceiro estratégico para a inovação e crescimento das empresas, empresários e empreendedores, sendo os seus principais objetivos promover a competitividade e o crescimento empresarial, assegurar o apoio à conceção, execução e avaliação de políticas dirigidas à atividade industrial, visando o reforço da inovação, do empreendedorismo e do investimento empresarial nas empresas que exerçam a sua atividade nas áreas sob tutela do Ministério da Economia, designadamente das empresas de pequena e média dimensão, com exceção do setor do turismo e das competências de acompanhamento neste âmbito atribuídas à Direção-Geral das Atividades Económicas. 

 Por outro lado, a Câmara Municipal também exerce um papel importante naquilo que se refere ao apoio às empresas, promovendo a redução de 50% das taxas municipais relativas a licenciamentos de projetos agrícolas, florestais pecuários comerciais, industriais turísticos e de serviços; criou uma Via verde para o empreendedor, acompanhamento e redução em 50% dos prazos para licenciamento; promove a Isenção de derrama; incentivos à Reabilitação Urbana (ARU): a redução do IVA de 23% para 6% nas empreitadas;  a Isenção de IMT e IMI; a dedução à coleta de 30%; a redução para 50% das taxas de licenciamento municipal; a redução de IMI e IMT na reabilitação de edifícios e turismo; a redução das taxas de ocupação do terrado na feira quinzenal e no mercado municipal; o apoio a empreendedores através do fundo municipal – ARCOSFINICIA; a intensificação das relações com as empresas, procurando agilizar a integração no emprego de jovens e desempregados e o apoio à realização de estágios para jovens.

Ningún comentario:

Publicar un comentario