13 de maio de 2017

CAMINHA

ENTRE MARGENS – ENCONTRO DE TOCADORES 2017 REGRESSA A CAMINHA DE 2 A 4 DE JUNHO



Infogauda / Caminha

 Caminha vai voltar a ser a capital da música e do instrumento tradicional. De 2 a 4 de junho, o Entre Margens – Encontro de Tocadores vai tomar conta dos vários espaços culturais, ruas e praças de Caminha. Palestras, oficinas, concertos, projeção de filmes e documentários, bailes noturnos à volta de "jam sessions" dos vários músicos presentes vão dar o mote a esta edição.

 O Entre Margens – Encontro de Tocadores abre a programação de verão no concelho. A organização está a ultimar os preparativos para que esta edição atraia cada vez mais visitantes. O objetivo é promover e divulgar o concelho a nível nacional e internacional e potenciar a economia local.

 Assim, Caminha prepara-se para abrir as portas dos seus espaços culturais e das suas ruas e praças para acolher tocadores de instrumentos tradicionais de gerações distintas que vão partilhar conhecimentos, repertórios e técnicas instrumentais, possibilitando a continuidade das tradições musicais de várias regiões de Portugal, Minho em particular, e da Galiza.

 O Entre Margens – Encontro de Tocadores conta com um extenso programa com destaque para as oficinas de concertina, violino popular galego e rabeca chuleira, cantos polifónicos de Lafões e pandereteiras, toques de chamarritas, bailes de chamarritas e gaita-de-fole, exposições, mostra de construtores de instrumentos musicais tradicionais, palestras, concertos, foliadas e bailes ao improviso, encontro de Zés Pereiras (grupos de Portugal e da Galiza), entre outras atividades. 

 Esta edição vai ser marcada pela apresentação de vários trabalhos musicais, designadamente: “Cantos de Cego da Galiza e Portugal”, por Ariel Ninas e César Prata; “O Acordeão Na Costa da Morte” por Xurxo Souto e Pazos de Merexo; “As Coletâneas dos Açores”, por Emiliano Toste e ainda “Aires de Pontevedra: Ricardo Portela”, por Oscar Ibañez. Para além da apresentação dos vários trabalhos, há ainda vários concertos, com destaque para Ariel Ninas e César Prata e Daniel Pereira “Cristo”.

 Durante os três dias, será possível assistir a várias palestras: “A Questão de Género nas Músicas de Tradição Oral”, por Júlia Feijóo; “Os Arquivos de Música Tradicional na Rede”, por Sérgio de La Ossa; “As Polifonias de Lafões” por Maria Rosa Pestana; “As Gaitas Antigas de Portugal”, por Pablo Carpinteiro e ainda “A Rabeca Chuleira”, por Emiliana Silva.

 O Entre Margens é organizado por PédeXumbo – Associação para a Promoção da Música e da Dança, a Central Folque – Centro Galego Música Popular, Coreto – Associação para a Promoção de Artes e Culturas Tradicionais e Câmara Municipal de Caminha. Conta ainda com os apoios da AGADIC – Axencia Galega das Industrias Culturais, Freguesia de Caminha e Vilarelho, Fundação INATEL e MusicTrad. Mais informações em e pedexumbogeral@pedexumbo.com. 


Programa:
2 DE JUNHO, SEXTA-FEIRA
18h00-18h30 – Abertura oficial do EMET 2017 (Largo Calouste Gulbenkian)
18h00-24h00 – Mostra de Construtores de instrumentos musicais tradicionais (Largo Calouste Gulbenkian)
18h30-19h30 – Apresentação do CD:"Cantos de Cego da Galiza e Portugal" Por Ariel Ninas e César Prata (Paços do Concelho – Salão Nobre)
21h30-22h30 – Concerto: "Cantos de Cego" Por Ariel Ninas e César Prata (Largo Calouste Gulbenkian)
24h00 em diante – Foliada e Baile ao Improviso (Largo Calouste Gulbenkian)

3 DE JUNHO, SÁBADO
09h00-10h00 - Receção aos Participantes das Oficinas (Paços do Concelho)
10h30-13h00 - Oficinas 
Concertina - Acordeão Diatónico (Salão da Junta de Freguesia de Caminha e Vilarelho)
Gaita de Fole (Valadares, Teatro Municipal)
Cantos Polifónicos de Lafões e Pandeiretas (Museu Municipal de Caminha)
Violino Popular Galego e Rabeca Chuleira  (Galeria de Arte no antigo Posto de Turismo)
Toques de Chamarrita (Paços do Concelho)
Bailes de Chamarrita (Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Caminha)
12h00 - 13h00 - Palestra: "A Questão de Género nas Músicas de Tradição Oral" Por Júlia Feijóo (Auditório da Biblioteca Municipal de Caminha)
12h00 - 13h00 - Encontro de Zés Pereiras, Grupos de Portugal e Galiza (Praça Conselheiro Silva Torres)
14h00 - 24h00 - Mostra de Construtores de instrumentos musicais tradicionais (Largo Calouste Gulbenkian)
15h00 -18h00 - Oficinas 
15h00 - 16h00 - Apresentação do Trabalho Musical: "O Acordeão Na Costa da Morte" por Xurxo Souto e Pazos de Merexo (Auditório da Biblioteca Municipal de Caminha)
15h00 - Mostra de Música Local (Largo Calouste Gulbenkian)
16h00 - 17h00 - Palestra: "Os Arquivos de Música Tradicional na Rede" por Sérgio de La Ossa (Auditório da Biblioteca Municipal de Caminha)
17h00 - 18h00 - Palestra: "As Polifonias de Lafões" por Maria Rosa Pestana (Auditório da Biblioteca Municipal de Caminha)
18h00 - 19h00 - Palestra "As Gaitas Antigas de Portugal" por Pablo Carpinteiro (Auditório da Biblioteca Municipal de Caminha)
22h00-23h00 - Concerto: "Cavaquinho Cantado" por Daniel Pereira "Cristo" (Largo Calouste Gulbenkian)
23h00-24h00 – Baile de Chamarritas dos Açores (Largo Calouste Gulbenkian)
24h00 em diante - Foliada e Baile ao Improviso (Largo Calouste Gulbenkian)

4 DE JUNHO, DOMINGO
10h00-13h00 - Oficinas 
Concertina - Acordeão Diatónico (Salão da Junta de Freguesia de Caminha e Vilarelho)
Gaita de Fole (Valadares, Teatro Municipal)
Cantos Polifónicos de Lafões e Pandeiretas (Museu Municipal de Caminha)
Violino Popular Galego e Rabeca Chuleira  (Galeria de Arte no antigo Posto de Turismo)
Toques de Chamarrita (Paços do Concelho)
Bailes de Chamarrita (Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Caminha)
11h00-12h00 - Palestra: "A Rabeca Chuleira" por Emilana Silva (Auditório da Biblioteca Municipal de Caminha)
12h00–12h45 - Apresentação de Trabalho Musical: "As Coletâneas dos Açores" por Emiliano Toste (Auditório da Biblioteca Municipal de Caminha)
12h45–13h45 - Apresentação de Trabalho Musical: "Aires de Pontevedra: Ricardo Portela" Por Oscar Ibañez (Auditório da Biblioteca Municipal de Caminha)
14h00-18h00 - Mostra de Construtores de instrumentos musicais tradicionais (Largo Calouste Gulbenkian)
15h00-17h00 - Apresentação Final dos Trabalhos Realizados nas Oficinas (Largo Calouste Gulbenkian)
17h00 – 18h00 - Concerto de Encerramento (Largo Calouste Gulbenkian)
20h00 -  Encerramento oficial

Nota: programa sujeito a alterações.

Ningún comentario:

Publicar un comentario