‘Olympics4All’ coloca Cerveira na liderança europeia do envelhecimento ativo
Irene Pinheiro / Vila Nova de Cerveira
O Município de Vila Nova de Cerveira viu aprovada, esta quarta-feira, a candidatura ‘Olympics4All - Active Ageing for Inclusive Communities’, no âmbito do Programa URBACT IV, financiado pela União Europeia. O projeto, com a duração de 30 meses, tem como principal objetivo criar uma rede europeia de cidades comprometidas com o envelhecimento ativo, a inclusão social e o bem-estar através do desporto.
A nova rede europeia ‘Olympics4All’ será liderada pelo Município de Vila Nova de Cerveira e contará com a participação de oito parceiros: Alytus (Lituânia), Brindisi (Itália), Pardubice (República Checa), Onda (Espanha), Dafni-Ymittos (Grécia), Vejle (Dinamarca) e Zdolbuniv (Ucrânia). A presença da Ucrânia assume uma importância especial, uma vez que o país pretende adaptar o modelo implementado em Cerveira à reabilitação e integração de veteranos de guerra, reforçando a dimensão social e solidária do projeto.
Com um financiamento global de 748.878,75 euros, o projeto conta ainda com apoio técnico especializado de 120.000 euros, assegurado por um Lead Expert e uma equipa de peritos ad hoc que acompanharão as várias fases de implementação, entre novembro de 2025 e abril de 2028. O plano de ação prevê uma evolução progressiva desde a partilha de conhecimento até à implementação prática em cada cidade parceira.
Criado em 2015, o ‘Olympics4All’ nasceu no âmbito do Plano Social Municipal de Vila Nova de Cerveira como resposta ao isolamento sénior e ao sedentarismo, através de atividades físicas adaptadas, jogos tradicionais e competições inclusivas que unem gerações e promovem o convívio social.
Reconhecido como uma boa prática pela Comissão Europeia, o ‘Olympics4All’ foi distinguido com o prémio “BeActive Across Generations 2023” e já foi replicado em vários países europeus. Ao longo da última década, o projeto envolveu mais de 1.600 participantes e 120 instituições, afirmando-se como um exemplo internacional de inclusão e bem-estar comunitário.
Ningún comentario:
Publicar un comentario