Santa Casa da Misericórdia consegue alargamento do número de crianças apoiadas no Jardim de Infância
María Joâo Brito / Arcos de Valdevez
Foi assinada na passada quarta-feira, 2 de julho, uma adenda ao protocolo com a Segurança Social, que permitirá à Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez aumentar de 49 para 75 o número de crianças apoiadas no Jardim de Infância Cerqueira Gomes.
Este reforço resulta de um pedido da instituição, com o apoio da Câmara Municipal, que foi agora validado pela Segurança Social. Representa um passo significativo para garantir a sustentabilidade desta resposta educativa, que desempenha um papel fundamental no apoio às famílias do concelho.
O Presidente da Câmara Municipal, Olegário Gonçalves, esteve presente na cerimónia e sublinhou que este acordo é “fundamental para aliviar o esforço financeiro das famílias”. Referiu ainda que o município continua a investir na área da educação, com o alargamento da oferta na Creche de Padreiro e a construção de uma nova creche no recinto da Escola Básica Dr. Manuel da Costa Brandão, num projeto estimado em cerca de um milhão de euros, destinado a reforçar as respostas sociais no concelho.
Reforçou ainda que é intenção da autarquia promover respostas educativas de qualidade e incentivar a conciliação entre a vida profissional e familiar.
O provedor da Santa Casa da Misericórdia, Francisco Araújo, salientou que este acordo era “aguardado há já algum tempo” e explicou que o custo médio mensal por criança ronda os 325 euros, dos quais cerca de 208 euros são comparticipados pela Segurança Social. As famílias contribuem com uma média de 90 euros mensais, ajustados de acordo com o rendimento.
Com esta adenda, será possível manter em funcionamento as três salas do Jardim de Infância, assegurando a continuidade da resposta social e pedagógica prestada pela instituição.
O diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Viana do Castelo, Orlando Antunes, reforçou a importância de garantir respostas sociais adequadas às necessidades das famílias e explicou que a validação do novo acordo foi possível após a realização de pequenas obras de adaptação, entretanto concluídas com sucesso.
Ningún comentario:
Publicar un comentario