Câmara Municipal celebra os 50 anos da Revolução de Abril
María Joâo Brito / Arcos de Valdevez
No ano em que se celebram os 50 anos da revolução dos cravos, a Câmara Municipal delineou um programa de relevo, a decorrer durante o mês de abril, com caminhadas, colóquios, debates, teatro, cinema, exposições temáticas, atividades para crianças, muitos concertos e caminhadas para assinalar a data.
No dia 25, quinta-feira, decorrerão as cerimónias oficiais das Comemorações do “25 de Abril, “Dia da Liberdade”.
Logo pela manhã, pelas 09h00, será feita uma homenagem aos Combatentes do Ultramar, na Praceta Combatentes do Ultramar (junto ao Centro Escolar Prof. António Melo Machado), com a deposição de uma coroa de flores e, após este momento, cerca das 09h30, na Praça Municipal, seguir-se-ão as Cerimónias Oficiais com o Hastear das Bandeiras e guarda de honra efetuada pelos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, pelo Corpo Nacional de Escutas – Agrupº214 e pela Banda da Sociedade Musical Arcuense. De seguida, decorrerá pelas, 10h00, a Inauguração da Exposição “Arcos de Valdevez - 50 anos de Abril”, no Foyer do Auditório da Casa das Artes, e às 10h30 a Assembleia Municipal Extraordinária | Sessão evocativa dos 50 anos do 25 de Abril, no Auditório da Casa das Artes
As comemorações continuam no dia 27 de abril, entre as 10h00 - 12h00 com a iniciativa Abril é no Museu | A ciência saiu à rua num dia assim…Relaxar na Natureza, o poder do autocuidado, no Museu da Água ao Ar livre.
Pelas 16h00 decorrerá a inauguração da exposição “Livros que Abril Abriu” e a apresentação do livro: “As Casas e as Famílias entre Douro e Minho depois do Inquérito à Habitação Rural”, da autoria de Célia Ferreira, João Caldas e Fernando Baptista, na Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo / Casa das Artes.
Às 22h00 decorre o concerto: “Zeca Sempre”, com Nuno Guerreiro, Olavo Bilac, Tozé Santos e Vitor Silva no auditório da Casa das Artes (entrada gratuita).
Por fim, no dia 28 de abril, pelas 16h00 decorre o Concerto pela Banda da Sociedade Musical de Arcos de Valdevez, no Auditório da Casa das Artes.
A Câmara Municipal convida a população a participar em todas as iniciativas.
Programação a decorrer até ao fim do mês:
24, 25 e 28 de abril | qua. e dom. 22h, qui. 16h
Cinema: “Revolução sem Sangue”, de Rui Pedro Sousa.
Entrada gratuita.
Auditório da Casa das Artes.
Cerimónias Comemorativas do 25 de Abril 2024 | quinta
09h00
Deposição de coroa de flores no monumento dedicado aos Combatentes Arcuenses tombados na Guerra do Ultramar, seguida de ato solene.
Praceta Combatentes do Ultramar.
09h30
Cerimónias Oficiais de Comemoração do 25 de Abril:
Hastear das Bandeiras, com participação dos Bombeiros Voluntários, Corpo Nacional de Escuteiros e Banda da Sociedade Musical de Arcos de Valdevez.
Praça Municipal
10h00
• Inauguração da Exposição “Arcos de Valdevez - 50 anos de Abril”.
Foyer do Auditório da Casa das Artes.
10h30
• Assembleia Municipal Extraordinária | Sessão evocativa dos 50 anos do 25 de Abril.
Auditório da Casa das Artes .
27 de abril | sábado
10h00 - 12h00
Abril é no Museu | A ciência saiu à rua num dia assim…
Relaxar na Natureza, o poder do autocuidado.
Museu da Água ao Ar livre
16h00
Inauguração da exposição “Livros que Abril Abriu”
Apresentação do livro: “As Casas e as Famílias entre Douro e Minho depois do Inquérito à Habitação Rural”, da autoria de Célia Ferreira, João Caldas e Fernando Baptista.
Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo / Casa das Artes.
22h00
Concerto: “Zeca Sempre”, com Nuno Guerreiro, Olavo Bilac, Tozé Santos e Vitor Silva.
Entrada gratuita.
Auditório da Casa das Artes.
28 de abril | domingo
16h00
Concerto de Primavera pela Banda da Sociedade Musical de Arcos de Valdevez.
Entrada gratuita.
Auditório da Casa das Artes.
Ningún comentario:
Publicar un comentario