Município de Arcos de Valdevez no Consórcio de Apoio à vitivinicultura do Vale do Lima
María Joâo Brito / Arcos de Valdevez
O Município de Arcos de Valdevez assinou o protocolo de parceria para o desenvolvimento do projeto de Apoio à vitivinicultura do Vale do Lima.
A Autarquia arcuense integra o Consórcio de Apoio à vitivinicultura do Vale do Lima, com os Municípios de Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo, a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC), a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), a Adega Cooperativa de Ponte de Lima e a Barcos Wines - Adega de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez.
Este projeto tem como finalidade apoiar os vitivinicultores, na identificação das zonas de aptidão vitivinícola, na gestão eficiente dos recursos hídricos, na proteção e manutenção da fertilidade do solo, na adoção de técnicas e métodos de vitivinicultura de precisão e na valorização dos subprodutos da fileira vitivinícola numa ótica de economia circular.
Para o Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, este consórcio “é uma expressão das vontades da região do Vale do Lima” e “marca a diferença na promoção e na valorização do Vinho Verde”.
Este é um projeto conjunto com impacto social e económico, que nasce de uma parceria entre o poder institucional, político e a área científica, em torno da promoção e valorização do setor da vitivinicultura na região do Vale do Lima.
O Autarca referiu ainda “como é de Vinho VERDE que falamos pretendemos com este projeto: a Valorização do produto e do território; um projeto com impacto Económico; um projeto de nasce de uma Reunião e de uma parceria entre o poder institucional, o poder político e a área científico; o Desenvolvimento da região e compromisso e uma Estratégica conjunta para defender e promover o Vale do Lima.”
Para o Município de Arcos de Valdevez o setor vitivinícola tem um papel essencial na competitividade e dinamização económica do concelho e na valorização do comércio, do turismo e do mundo rural.
Ningún comentario:
Publicar un comentario