14 de out. de 2023

PÓVOA DE VARZIM

CAMISOLA POVEIRA EM EXPOSIÇÃO NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA


Camisola Poveira
Fotos: C.M. P. de V.

Infogauda / Póvoa de Varzim

 Foi inaugurada, na passada quarta-feira, uma exposição das 22 peças artesanais que detêm atualmente certificação nacional, na qual se inclui naturalmente a nossa Camisola Poveira.  

 Esta mostra foi promovida com o intuito de, não só divulgar a importância que os processos de certificação das produções artesanais tradicionais tem vindo a granjear junto dos territórios e do poder local, como também de alertar para a necessidade de apoiarmos a profissionalização do artesanato em Portugal.  


O Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, a Vereadora da Câmara Municipal, Lucinda Amorim, e o Diretor do Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE), Paulo Teles Marques

 Além do deputado Carlos Brás e da equipa do organismo certificador nacional A.Certifica, que promoveram conjuntamente esta iniciativa, marcaram presença também o Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, a Vereadora da Câmara Municipal, Lucinda Amorim, e o Diretor do Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE), Paulo Teles Marques.  

 A Camisola Poveira fez-se presente, na Assembleia da República, através de uma representante de uma das cinco atuais Unidades Produtivas Artesanais (UPA’s) registadas na Póvoa de Varzim, a Aurora Luxury Handmade. Este atelier de artesãs poveiras dedica-se à produção da Camisola Poveira, em modelo tradicional e em modelo de inovação, recorrendo a técnicas arrojadas, experimentando modelos ou cores diferentes e, ainda, arriscando colaborações com marcas e designers de moda nacionais e internacionais.  

 Recorde-se que este ícone do nosso património local é oficialmente um produto certificado e com Indicação Geográfica Protegida, graças trabalho do Município da Póvoa de Varzim na valorização, promoção e divulgação desta peça icónica do nosso património imaterial local e no respeito pela tradições locais e património cultural do concelho.

Ningún comentario:

Publicar un comentario