24 de nov. de 2022

ARCOS DE VALDEVEZ

Pedro Lamares em Arcos de Valdevez  

 Formação “Oficina de Palavras” e peça de teatro "Para atravessar contigo o deserto do Mundo" foram um sucesso  


A "Oficina de Palavras", contou com a participação de mais de duas dezenas de pessoas
Foto: C.M.A.de V.

María Joâo Brito / Arcos de Valdevez

 No passado fim de semana o ator Pedro Lamares esteve em Arcos de Valdevez para proporcionar dois momentos especiais, nomeadamente a formação “Oficina de palavras” e contracenar com a atriz Lúcia Moniz na peça "Para atravessar contigo o deserto do Mundo". 

 Ambas as iniciativas foram um verdadeiro sucesso. 

 A "Oficina de Palavras", contou com a participação de mais de duas dezenas de pessoas. Diferentes eram as expetativas que tinham movido os participantes a inscreverem-se na formação: saber usar a voz para falar em público, dominar técnicas para ler em voz alta, vencer o medo de falar em público, gostar de teatro, de Poesia, entre outros. Ao longo das seis horas da Oficina, o ator transmitiu diferentes técnicas e demonstrou que dizer Poesia em voz alta é uma forma excelente de vencer os medos, controlar a mente, posicionar o corpo e dominar a voz, para dessa forma comunicar com verdade.  

 Integrada no “Recontros – Ciclo de teatro e expressões de Arcos de Valdevez, a peça "Para atravessar contigo o deserto do Mundo", onde contracenou com a atriz Lúcia Moniz, também teve uma enorme aceitação por parte do público. Esta surgiu a partir da amizade e das cartas trocadas entre Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena.  Nela, Lúcia Moniz e Pedro Lamares dão vida à relação de amizade entre Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena, dois vultos maiores da literatura portuguesa. A peça baseia-se na correspondência que trocaram a partir dos anos 1950 – ele no exílio, ela em Portugal –, em plena ditadura. Além de expressarem a força das suas ideias e aspirações, foram traçando um retrato do país nessas décadas 

 Foram dois momentos de grande interação cultural que proporcionaram experiências de relevo a quem conseguiu participar e assistir. 

Ningún comentario:

Publicar un comentario