8 de feb. de 2019

PORTUGAL

PATRIMÓNIO


Rota das Fortificações Abaluartadas da Raia (RFAR)


Sébastien Le Prestre, senhor de Vauban e depois de Marqués de Vauban
Fonte: Wikipedia

ENCONTROS POLIORCÉTICOS / Valença do Minho

 Com carimbo inequivocamente vaubaniano concretizou-se a ideia primigênia, a quatro bandas, de formalizar a candidatura conjunta de Valença, Almeida, Marvão e Elvas a Património da UNESCO. Na origem disto tudo estava a aportação francesa da “Association Vauban” no intuito d  verem reconhecida a fabulosa contribuição da escola gala de fortificação (junto dos acréscimos jesuíticos ou do Serrão Pimentel). Chega agora o momento de labelizar estes ganhos através duma RFAR que visa promover o turismo da interioridade (Programa VALORIZAR).    


A cidadela de Lille é uma estrutura militar construída no século XVII para a defesa de Lille, no ámeto pre carré, nomeada pelo próprio Vauban a "rainha das cidadelas"
Fonte: Wikipedia

 Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado de Turismo, assinou o contrato de financiamento (300.000 €) na Pousada de São Teotónio perante os Presidentes de Câmara das su pracitadas vilas. Em cada uma delas instalar-se-aõ  centros interpretativos da Rota das Fortificações Abaluartadas da Raia. No caso valenciano o palco corresponder-lhe-á ao Paiol do Açougue. O  propósito é bom, mas Elvas ou Almeida não precisam destes centros. Podem se dar duplicidades desnecessárias.     

 É preciso estar alertados sobre determinados investimentos com vistorias, informação e transparência. Nem é ouro todo o que brilha. O pretenso branding a implementar deve subordinar-se a metas estritas e predeterminadas,  não seja que terceiros tirem partido disto tudo, como aliás já tem acontecido.

Ningún comentario:

Publicar un comentario