11 de set. de 2018

CAMINHA

Ação de limpeza na praia da Foz do Minho alerta para os perigos marinhos

· A atividade vai ser levada a cabo por voluntários, sábado, dia 15 de setembro, a partir das 17h00. 

Praia da Foz do Minho, em Caminha
Foto: C.M.C.

Infogauda / Caminha

 O Município de Caminha associou-se à APLM - Associação Portuguesa de Lixo Marinho e ao Aquamuseu do Rio Minho para a realização de uma ação de limpeza especial, no âmbito do Dia Internacional da Limpeza Costeira. O espaço selecionado foi a Praia da Foz do Minho, em Caminha, (praia marítima), e a atividade vai ser levada a cabo por voluntários, sábado, dia 15 de setembro, a partir das 17h00. 

 O Dia Internacional da Limpeza Costeira foi criado por iniciativa da organização Ocean Conservancy e é celebrado anualmente no terceiro sábado de setembro. O objetivo é “promover a proteção dos oceanos, o sistema de sustento à vida do planeta, que representa 70% da extensão da Terra e que alimenta mil milhões de pessoas”.   

 Assim, todos os anos neste dia organiza-se a maior limpeza voluntária do globo, envolvendo milhões de pessoas espalhadas pelo mundo.  

 Caminha junta-se a esta iniciativa de caráter cívico A participação é livre e gratuita, e as inscrições devem ser realizadas através dos endereços de email ambiente@cm-caminha.pt ou aquamuseu@cm-vncerveira.pt.   

 No próximo dia 15, na Praia da Foz do Minho, o ponto de encontro será junto ao mastro da Bandeira Azul, uma hora antes da atividade se iniciar, ou seja, pelas 16h00.   

 O Município de Caminha apoiará com a recolha dos resíduos, lanches e fornecimento de sacos e luvas.   

 Recorde-se que a associação promotora, APLM, tem por missão a defesa, conservação, e preservação do ambiente face aos impactes do lixo nos ecossistemas marinhos, costeiros, estuarinos e os associados a águas interiores; a sensibilização, consciencialização e coresponsabilização da sociedade para valores de consumo sustentável e cidadania, solidariedade e preservação ambiental. Visa ainda a prossecução de atividades formativas, bem como a elaboração, edição e divulgação de estudos e outras publicações relevantes nesta área. 

 A associação lembra que o lixo marinho que vemos nas nossas praias é apenas uma pequena percentagem de todo o lixo que existe nos oceanos (15%) e, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente (UNEP), 15% do lixo marinho flutua à superfície ou está na coluna de água (a mais de 40 centímetros de profundidade). Os restantes 70% estão nos fundos marinhos, fora da nossa vista.

Ningún comentario:

Publicar un comentario