21 de xuño de 2018

CAMINHA

CINEMA

Boletim da Sessão nº 349 

"Rio Grande" de John Ford (1950)

Sexta-feira, 22 de junho às 21:45 no Auditório do Museu Municipal de Caminha



Locus Cinemae / Caminha

 (…) Com uma fotografia em preto-e-branco tendo o icónico Monument Valley ao fundo, John Ford coloca o Homem em seu devido e diminuto lugar diante da natureza, mas quase que como um detalhe na fita, pois o embate verdadeiro está todo ele na solidão. E, novamente, as tomadas em plano aberto evocam muito claramente a solidão do Homem diante da expansão desértica, mesmo quando ele tenta manter um semblante de civilização.
O mais interessante, porém, é que o roteiro de James Kevin McGuinness, baseado em um artigo de jornal de James Warner Bellah, é enganosamente simples. Há uma perfeita transição entre o drama e a comédia e até o musical com que John Ford sabe trabalhar sem hesitação. Enquanto o tom pesado da solidão de Yorke é capaz de deixar o espectador entristecido, especialmente pela forma dura e fria com que ele trata o filho que não vê há 15 anos, essa atmosfera é quebrada pela inserção diegética e progressivamente mais constante da música, toda ela cantada em tela pelo grupo Sons of the Pioneers, um dos primeiros e talvez o mais famoso grupo de música “country” dos Estados Unidos, fundado por Roy Rogers (que, originalmente, se chamava Leonard Slye). Pode parecer estranho em um primeiro momento, mas esses “momentos musicais” realmente funcionam e não só comentam o estado de espírito dos atores, notadamente de Yorke e de Kathleen, como um coral grego, como, também, quebram os momentos mais pesados da fita.
(…) Um grande exemplar de história de cavalaria clássica, “Rio Grande” fecha a Trilogia de John Ford com um olhar esperançoso sobre a fronteira, reunindo elementos dramáticos, musicais e cómicos que formam um conjunto harmonioso e redondo. Uma reunião por si só rara e que merece a atenção do espectador.

FICHA TÉCNICA:
Título original: “Rio Grande”, EUA, 1950
Realização – John Ford
Produção – Merian C. Cooper e John Ford
Argumento – James Kevin McGuinness, baseado em “Mission With No Record” (1947), a partir de uma história do “Saturday Evening Post”, de James Warner Bellah.
Música – Victor Young
Fotografia – Bert Glennon
Montagem – Jack Murray
Companhia produtora – Argosy Pictures
Distribuidora – Republic Pictures
Duração: 105  minutos
FICHA ARTÍSTICA:
John Wayne – Tenente-Coronel Kirby Yorke
Maureen O’Hara – Kathleen Yorke
Ben Johnson – Recruta Tyree
Claude Jarman Jr. – Recruta Jeff Yorke
Harry Carey Jr. – Recruta Daniel “Sandy” Boone
Victor McLaglen – Sgt. Maj. Quincannon
Chill Wills – Dr. Wilkins
J. Carrol Naish – Gen. Philip Sheridan
Grant Withers – Delegado Marshal
Peter Julien Ortiz – Capt. St. Jacques
Gaylord Pendleton – Capt. Prescott
Karolyn Grimes – Margaret Mary

Trailer de "Rio Grande" de John Ford
Programação   
Junho  2018  
Ciclo Western    

29 de junho, “Rio Bravo”, Howard Hawks, EUA, 1959, Sessão 350 (s/ classificação)  
Julho  2018  
Ciclo Outras Cinematografias   
06 de julho, “Mónica e o Desejo”, Ingmar Bergman, Suécia, 1953, Sessão 351 (M/12) 
13 de julho, “Tudo Sobre a Minha Mãe”, Pedro Almodóvar, Espanha/França, 1999, Sessão 352 (M/16) 
20 de julho, “Adeus, Lenine”, Wolfgang Becker, Alemanha, 2003, Sessão 353 (M/12) 
27 de julho – NÃO HÁ SESSÃO  
Agosto  2018  
Ciclo A Não Perder    
03 de agosto, “O Grande Ditador”, Charles Chaplin, EUA, 1940, Sessão 354 (M/12) 
10 de agosto, “O Mundo a Seus Pés”, Orson Welles, EUA, 1941, Sessão 355 (M/12) 
17 de agosto, “Casablanca”, Michael Curtiz, EUA, 1942, Sessão 356 (M/12) 
24 de agosto, “A Mulher Que Viveu Duas Vezes”, Alfred Hitchcock, EUA, 1958, Sessão 357 (M/12) 
31 de agosto, “Manhattan”, Woody Allen, EUA, 1979, Sessão 358 (M/12) 
*As sessões de agosto de 2018 são repetições de outras sessões que o Cineclube de Caminha fez noutras ocasiões, o que acontece pela primeira vez em 7 anos de atividade.

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