PATRIMONIO
As bases duma açăo poliorcética: o rol da cidadania
ENCONTROS POLIORCÉTICOS
No passado Seminário castellológico de Almeida tivemos a oportunidade de trocar impressões com o Professor Arquiteto Valeriano Sierra, da Escola de Arquitetura de Valladolid e Coordenador da Exposição Projetos IV, seleção de trabalhos realizados por alunos de Terceiro Curso e patenteada na Sala de Exposições "Porta interior de Santo António". Uma descontraida conversa levou-nos à mesma conclusão: Faz falta participação dos cidadaos e não só, também protagonismo.
A programação cultural dos Concelhos peca de centralismo. Frequentemente, vai associada a servidões políticas. Na Guarda, isto resulta tão evidente como a noite contra o dia. Isso mesmo conduz ao deficiente encaixe da crítica, à exclusão e à cronificação do inimigo e das posições críticas. Dona Elena Baz, Concelheira de Cultura, disse há poucos messes que "todos cabiam", que "estavam abertos a (...)" no plano cultural local (sic). Díga-se de passagem que o Sr. Crespo denegou, reparem, uma palestra de "Encontros Poliorcéticos" o ano passado. Com desculpas esfarrapadas alegou terem-se tratado todos os aspetos arquitectónicos do chamado Castelo (!?!?!?). Foi o cúmulo do desrespeito e teve e vai ter consequências. Saibam os guardenses que existe um trabalho arquitetónico sobre a Fortaleza de Santa Cruz, exaustivo e precisado de financiação.
Os comissariados políticos têm pouca dura; únicamente, sobrevivem em terras pequenas, em terriolas afastadas. A Guarda necessita ar fresco, que se revezem os cargos públicos, que se acabe o combo de apadrinados. Os cidadaos não podem ser sujeitos passivos, nem permanecerem caladinhos perante um cenário de desleixo patrimonial e de desfeita paisagista. A protelação da atividade castellológica, o seu afastamento, vai em simultâneo com a prevalência de ações lúdicas inconsistentes e até ridículas, onde trançam-se inopinadamente lascas, caça ao tesouro ou deturpação da propria Heráldica. Respeitem os conteúdos poliorcéticos e vão bugiar de vez...!!! Crespo DEMISSÃO
Ningún comentario:
Publicar un comentario