Arcos de Valdevez celebrou a castanha com workshops saborosos e educativos para os mais novos
María Joâo Brito / Arcos de Valdevez
O Município de Arcos de Valdevez promoveu, nos dias 18 e 27 de novembro, uma iniciativa que aliou tradição, sabor e educação alimentar.
Em articulação com a Equipa de Saúde Escolar e com o apoio da EPRALIMA, decorreram nas instalações da escola profissional, uma série de workshops dedicados à castanha, dirigidos aos alunos do 3.º ano das escolas do Agrupamento de Escolas de Valdevez: EB Prof. António Melo Machado, EB Dr. Manuel da Costa Brandão, EB Eira do Penedo e EB Padre Himalaya.
A atividade, enquadrada no âmbito do programa “Regime Escolar”, cofinanciado pelo Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), teve como principal propósito sensibilizar as crianças para a importância de uma alimentação saudável, valorizando alimentos nutritivos, da época e de origem local – como a castanha, um símbolo do outono minhoto.
Num ambiente prático, divertido e muito participativo, os alunos tiveram a oportunidade de pôr as “mãos na massa”.
Orientados pela/ pelo chefe de cozinha da EPRALIMA, e acompanhados pelos estudantes do curso de cozinha, os pequenos cozinheiros aprenderam a preparar bolas energéticas de castanha e coco, uma receita simples, saborosa e perfeita para lanches equilibrados.
Entre risos, curiosidade e muita criatividade, o resultado final não poderia ter sido mais doce.
No final das sessões, os jovens participantes tiveram ainda a oportunidade de degustar as iguarias confecionadas, levando consigo não só o sabor da castanha, mas também aprendizagens que reforçam hábitos de alimentação mais saudáveis.
Uma iniciativa que mostra, uma vez mais, como a educação pode ser tão nutritiva quanto deliciosa.

Ningún comentario:
Publicar un comentario