Projeto “Tertúlias com os Idosos” quer reforçar laços de proximidade e partilha de memórias em Vila Nova de Cerveira
Irene Pinheiro / Vila Nova de Cerveira
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, através da Biblioteca Municipal, continua a promover as “Tertúlias com os Idosos”, uma iniciativa de cariz sociocultural que, de forma trimestral, estimula o convívio, a partilha e a valorização das memórias e saberes da população sénior institucionalizada do concelho. Entrando numa nova fase, o projeto ganha uma dimensão ainda mais rica e participativa, de modo a reforçar a ligação entre as instituições e a comunidade. As próximas sessões, sob o mote “Contos e Cantares da Nossa Terra”, estão agendadas para os dias 6 e 11 de novembro, com a participação especial de Augusto Canário.
O Município de Vila Nova de Cerveira reafirma o seu compromisso com a política de proximidade e inclusão social, promovendo o envelhecimento ativo e dando continuidade a um trabalho de valorização da memória coletiva e da identidade local. Em colaboração com as seis IPSS’s do concelho, a Biblioteca Municipal tem sido um espaço aberto à preservação do património imaterial de Vila Nova de Cerveira, dando voz e visibilidade às histórias, vivências e tradições que moldam a alma do território.
Para cerca de 100 seniores, a tertúlia de quinta-feira, 6 de novembro, com início às 14h00, na Biblioteca Municipal, será dedicada ao São Martinho, prometendo uma tarde de partilha, tradição e convívio, onde as histórias e cantigas de outros tempos se cruzam com as novas gerações. Como manda a tradição, não faltarão as castanhas assadas e a jeropiga, símbolos de uma celebração que, ano após ano, aproxima a comunidade em espírito de amizade e confraternização. O elemento diferenciador será a presença de Augusto Canário, reconhecido cantor e compositor de música tradicional portuguesa, que enriquecerá a celebração com o seu talento e boa disposição.
Mais do que um encontro, as “Tertúlias com os Idosos” representam um compromisso conjunto com a valorização humana e cultural, amplificando as vozes dos seus protagonistas e permitindo que as suas palavras ecoem além das paredes da Biblioteca Municipal, alcançando toda a comunidade, enquanto se reconhece o trabalho diário das instituições locais na promoção da dignidade e bem-estar dos seus utentes. A ideia é lançar desafios para todas as sessões, onde cada grupo é convidado a trazer uma história, um poema, uma quadra, uma memória… de modo a enriquecer as partilhas e incentivar uma maior interação dos idosos nas sessões.
Nas “Tertúlias com os Idosos”, constroem-se pontes entre passado e presente, tradição e futuro — porque cada história contada é uma forma de manter viva a alma de Vila Nova de Cerveira, empoderando a mensagem de que é possível envelhecer de forma salutar, alegre, com conhecimento, com cultura, com participação social e bem-estar.

Ningún comentario:
Publicar un comentario