A demência chegou: o que fazer?
María Joâo Brito / Arcos de Valdevez
No âmbito do Plano de Desenvolvimento Social 2024/2027, nos dias 6 e 13 de novembro, o Município de Arcos de Valdevez promoveu uma ação de formação dirigida a cuidadores/as informais, dinamizada pela psicóloga Carmina Rei, a qual, possui uma vasta experiência, pessoal e profissional, na área da demência.
O objetivo desta ação foi valorizar o papel essencial dos/as cuidadores/as informais que, com dedicação e sensibilidade, contribuem diariamente e de forma decisiva para o bem-estar e qualidade de vida de quem mais precisa.
Ao longo das sessões, foram explanadas estratégias de comunicação com a pessoa com demência, formas de promover a sua autonomia e bem-estar, destacando-se a importância de cuidar também de quem cuida, reconhecendo limites e preservando o equilíbrio físico e emocional.
Este momento de aprendizagem permitiu ainda aos/às participantes partilhar experiências, desafios, boas práticas e fomentar o espírito de entreajuda.
Esta iniciativa contou com a colaboração da Segurança Social e da Unidade de Cuidados na Comunidade, refletindo a importância do trabalho em rede em prol do desenvolvimento social local e da promoção de uma rede social forte e coesa.
.jpg)
Ningún comentario:
Publicar un comentario