Arcos de Valdevez com Centro de Formação desportivo na modalidade de Rugby
• Centro de Formação arcuense será o primeiro a nível nacional na modalidade de Rugby
María Joâo Brito / Arcos de Valdevez
Arcos de Valdevez vai passar a contar com um Centro de Formação Desportiva na modalidade de Rugby, o primeiro a nível nacional, já a partir deste ano letivo.
O Desporto Escolar conta, atualmente, com 78 Centros de Formação Desportiva (CFDDE), dos quais 64 destinados a atividades náuticas, 7 ao atletismo, 6 ao golfe e 1 à natação.
Constituindo uma forte aposta no sentido de promover o contato dos alunos com as mais diversas modalidades, os Centros de Formação Desportiva do Desporto Escolar exercem a sua atividade nos Agrupamentos de Escolas (sede), em parceria com outras entidades, nomeadamente Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, clubes, associações, federações e organismos privados.
Através deste Centro, a implementar em parceria com o Município de Arcos de Valdevez, o Agrupamento de Escolas e o CRAV, pretende-se promover o desenvolvimento da modalidade de Rugby e hábitos de vida saudáveis; fomentar a relação dos Agrupamento de Escolas com a comunidade; promover o desenvolvimento da modalidade de Rugby, aplicando correta e adequadamente as técnicas específicas; promover o desenvolvimento curricular; integrar através do Desporto, nomeadamente da modalidade de Rugby, desenvolvendo atividades com os alunos da Unidade de Multideficiência e de alunos vindos do estrangeiro através do programa ERASMUS.
Através deste Centro de Formação, o Município de Arcos de Valdevez e os Agrupamentos de Escolas pretendem envolver cerca de 5000 alunos e 25 professores do distrito Viana do Castelo.
De referir que o Agrupamento de Escolas de Valdevez possui grupos/equipa de Rugby desde o ano letivo de 2012, tendo alcançado resultados meritórios quer a nível do Distrito, quer a nível Regional e tendo sido apurado no ano letivo de 2017/2018 para o Campeonato Nacional de TagRugby. Para além disso, tem conseguido colocar bastantes alunos a praticar a modalidade a nível federado no CRAV, alguns dos quais já integram inclusivamente o plantel sénior e a Seleção Nacional feminina.
Ningún comentario:
Publicar un comentario