Presença do Císter noutras latitudes europeias
Considerações paisagistas em Oia
A mitificação ou mitomania dos mosteiros isolados ao pé do mar faz-se amiúde hábito recorrente. Não será a primeira vez que isto acontece, tomando como assinalável exemplo o mosteiro de Oia. Enclave monacal oiense é mais um na nomenclatura europeia, ultrapassado sem ir mais longe pelo mosteiro cisterciense de clausura de Breña Alta, na ilha da Palma - Santa Cruz de Tenerife- , que já comemorou o 75 aniversário da sua fundação. Recebe por nome a 'Congregação Cisterciense de San Bernardo' ou 'Madres Cistercienses'; NÚMERO DE INSCRIPCIÓN EN EL REGISTRO DE ENTIDADES RELIGIOSAS: 4424; FECHA DE INSCRIPCIÓN: 1982-05-12; DOMICILIO: Buenavista, 105; CÓDIGO POSTAL: Desconocido; MUNICIPIO: Breña Alta. La Palma; PROVINCIA: Santa Cruz de Tenerife; COMUNIDAD AUTÓNOMA: Canarias.
Falávamos do Císter na Europa e desse Císter que tem atravessado o globo, igualmente importante e decisivo. Não pode conceber-se um sem o outro se falarmos de algo tão pouco operativo hoje em dia como o significado de palavras concretas que ecoam no sentimento desta ordem. Referimos a 'abadia de Lérins' como exponente máximo de um mosteiro francês ao pé do mar, plenamente inserido numa função militar e cisterciense de todo. Referimos também a 'abadia de Fossanova' ou a 'de Vito e Salvo' como exemplos de monacato ligados ao mar. Fizemos alusão ao mosteiro cisterciense de 'Saint Maurice de Carnöet', em Bretanha, junto dos outros de 'Fineterre', 'Landévennec', beneditinos, e 'Daoulas', agostinho.
Temos adicionado a importância do monaquismo feminino das freiras Clarissas em pontos como as Ilhas Canárias, Catalunha ou Ilhas Balears; assim, confere-se o exemplo do mosteiro de 'Santa Clara em Palma de Mallorca'.
Continuando com uma miríade de casos a expor, mencionaremos os exemplos de 'Corcomroe', na Irlanda, mosteiro cisterciense do século XIII; 'Mellifont' (1142) primeiro desta ordem em Irlanda ou a 'abadia de Santa Maria' em Dublin'; citemos igualmente em Gales a abadia de 'Tintern' ou a abadia de 'Caldey' , sediadas na costa.
Em Asturias, aí ao lado, figuram mosteiros que não podem ser postos de parte por causa de uma veleidade vinda de agentes privados: 'mosteiro de San Antolín de Bedón', do século XII, antigo cenóbio cisterciense sito na Praia de San Antolín face ao mar e em condições deploráveis. Perto deste temos o mosteiro de San Salvador, em Celorio. Estamos numa rota jacobeia chamada 'Camino de Santiago de la Costa'. Expressão deste Císter será o 'mosteiro de San Salvador de Valdediós', em Puelles- Villaviciosa. No interior, figura o 'mosteiro de Santa María de Villanueva de Oscos', beneditino e cisterciense. Finalmente, o 'mosteiro feminino de Gúa', das bernardas ou das Huelgas, em Avilés.
De passagem, dizer que, o padre Javier Bouso Arias tinha contactado com a comunidade cisterciense para que em Oia ingressasse com caráter definitivo uma agrupação de freiras da ordem. Pena...
Ningún comentario:
Publicar un comentario