PATRIMÓNIO
Considerações paisagistas em Oia
(230ª parte)
ENCONTROS POLIORCÉTICOS / Oia
Será conveniente sublinhar a oportunidade de divulgar este projeto 'Spiritual Landscapes' entre os mais, entre todos nós. Assim, 'Paisagens Espirituais' é projeto e expetativa do Institut de Recerca en Cultures Medievals, da Universidade de Barcelona, estando financiado pelo Ministério de Economia e Competitividade sob a patente cronológica 2015- 2017 (HAR 2014 - 52198 - P). Trata-se de um trabalho iniciático de pesquisa que acabará por ter longa projeção e efeito. Divide-se em quatro áreas ou eixos concisamente explicados:
● Eixo 1: Paisagens Monásticas. Este eixo de trabalho está destinado à elaboração e estudo de cartografias diacrônicas comparativas dos processos de fundação, implantação e desenvolvimento das ordens masculinas e femininas nos diversos reinos peninsulares. Trata-se de uma linha de trabalho vinculado diretamente ao 'Atlas Claustra', cujos mapas históricos recolhe e com cuja base de dados geoposicionada se encontra ligada. O seu objectivo é avançar nos resultados de Claustra implementando projetos piloto que visualizem identidades e diferenças de género. Projetos do eixo 1 centraram-se numa primeira fase em Catalunha, Andaluzia e Portugal. A completa topografia monástica plasmada em cada um destes territórios destinar-se-á por forma a gerar interrogantes e impulsionar a investigação sobre o tema. Ver para perguntar e perguntar para saber.
● Eixo 2: Este eixo pretende analisar as relações recíprocas dos mosteiros com o território circundante. O objectivo desta linha de trabalho é reconstruir, em modo modelos piloto, as paisagens rurais e urbanas de determinados mosteiros. Tendo em conta fontes históricas e arqueológicas e implementando cartografias históricas através de mapas SIG persegue-se visualizar para cada mosteiro quer a sua paisagem patrimonial de recursos e domínio, quer os seus parâmetros de relação, impacto, envolventes e relação no conjunto territorial em que se insere. Os projetos do eixo 2 centraram-se numa primeira fase no estudo de dois mosteiros beneditinos de Catalunha (Sant Daniel de Girona e San Cugat feminino e masculino, respetivamente) e no de duas topografias monástico-conventuais das cidades de Napoli e Palermo. Da mesma maneira, utilizaremos a metodologia arqueológica no desenvolvimento de várias campanhas de escavação no mosteiro feminino sanjuanista de Alguaire - El Segrià -. Ver para perguntar e perguntar para saber.
● Eixo 3: Este eixo de trabalho centra-se na recriação da topografia interior dos mosteiros de mulheres baixo medievais. O seu objectivo é redesenhar uma paisagem que fica delimitada pelo edifício monástico, mas perfilando-se quer desde a sua arquitetura quer desde a materialidade dos objectos situados no seu contexto espacial, funcional e performativo. O objecto, protagonizado nesta linha de investigação, é estudado como encarnação material das atividades com as que se relaciona e dos espaços com os quais interage. Os projetos do eixo 3 centram-se em cortes diacrônicos ou panoramas sincrônicos de mosteiros concretos, reconstruindo as suas planimetrias e 'topografando' nelas as práticas rituais, simbólicas e devocionais, bem como os seus usos performativos da parte das comunidades que os habitaram. Na sua primeira fase desenvolvem-se cinco projetos piloto sobre os mosteiros de Sant Antoni e Santa Clara de Barcelona, Santa Maria de Pedralbes, Sant Pere de Les Puel.les, Santa María de las Huelgas e Santa Chiara di Napoli, que permitem focalizar o olhar sucessivamente sobre livros, altares, objectos, procissões, ritos e arquitetura monástica. Ver para perguntar e perguntar para saber.
● Eixo 4: Este eixo pretende mapear as relações, o movimento e a circulação de ideias nos movimentos espirituais de reforma e dissidência. Pondo a prova a eficácia da aplicação de metodologias procedente da 'Análise de Redes Sociais' adequadamente adaptadas para a análise histórica, os projetos desenvolvidos no eixo 4 querem evidenciar a estrutura relacional de concretas comunidades de interpretação. Na sua primeira fase se desenvolvem dois projetos: a análise da rede relacional dos mosteiros de Clarissas reformadas de Castela nos séculos XIV - XV e o das redes de dissidência de beguinas e beguinos do Noroeste peninsular e Mediodia francês. Uma cartografia de nós ou pontos nodais e a estrutura relacional destas comunidades mostrará em modo de instantânea uma paisagem cheia de interrogantes. Ver para perguntar e perguntar para saber. (As beguinas eram grupos de mulheres seculares que começavam a formar comunidades, no século XII, especialmente nos Paises Baixos, França e Alemanha. As beguinagens femininas produziram também os begardos masculinos).
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