30 de abr. de 2021

PÓVOA DE VARZIM

MAIS DE 80 INSCRITOS NAS FORMAÇÕES DA CAMISOLA POVEIRA


A assinatura dos Protocolos teve lugar no recém-inaugurado Centro Póvoa Empresas
Foto: C.M.P.deV.

Infogauda / Póvoa de Varzim

 Ontem à tarde, o Presidente da Câmara Municipal assinou, em nome do Município da Póvoa de Varzim, dois Protocolos que visam tornar a aprendizagem da técnica da Camisola Poveira mais transversal e intergeracional, estimular a profissionalização do trabalho artesanal, alavancar o empreendedorismo local e, também, aumentar a escala de micronegócios ligados ao artesanato poveiro.  

 O primeiro Protocolo estabelece uma relação de cooperação institucional entre a autarquia e o Instituto de Emprego e Formação Profissional, representado pela Delegada Regional do Norte, Carla Vale. Graças a esta parceria, vai ser possível promover a realização de Formações Profissionais que se destinam a certificar todos os formandos enquanto artesãos, cuja primeira turma teve já a sua primeira sessão de acolhimento no Centro Póvoa Empresas.  

 O segundo Protocolo foi firmado com o Grupo dos Amigos do Museu, representado pelo seu Presidente, José Flores Gomes, com o objetivo de criar o Curso Ocupacional de Tempos Livres; um regime pensado por forma a salvaguardar que todos os interessados em aprender a produzir a Camisola Poveira têm oportunidade de o fazer, em igualdade de oportunidades, mesmo que não estejam inscritos no IEFP (é o caso dos menores de idade, trabalhadores-estudantes, reformados, domésticas, etc).  

 O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim explicou que “fizemos um grande esforço para pôr de pé, em tempo record, o Centro Interpretativo e de Formação da Camisola Poveira e para criar as condições financeiras, logísticas e humanas para que seja possível ministrar os cursos”. O apoio ao empreendedorismo e artesanato local por parte do Município da Póvoa de Varzim tem como objetivo gerar maior dinamismo económico no concelho.  

 “Queremos mais gente a aprender a produzir a Camisola Poveira e a ter acesso a exportá-la, para os quatro cantos do mundo, através do nosso Marketplace “É Bom Comprar Aqui!”, recebendo 100% do valor das vendas, como já está a acontecer em função dos pedidos que vamos recebendo”, referiu Aires Pereira, “e está visto que as pessoas também o querem, prova disso é que fomos hoje surpreendidos com o dobro de inscrições  presenciais, graças às quais teremos que abrir mais turmas e horários”.  

 Segundo o Presidente da Câmara, “isto demonstra que os poveiros estão cada vez mais unidos para defender as suas raízes, para elevar a sua história, para levar as suas tradições mais longe e para fazer com que as novas gerações também as interiorizem e respeitem; e, para nós, é um enorme regozijo o facto de tantas pessoas estarem a participar connosco”.  

 A assinatura dos Protocolos teve lugar no recém-inaugurado Centro Póvoa Empresas, local em que se encontra instalado também o Centro Interpretativo e de Formação da Camisola Poveira e onde vão decorrer todas as sessões de aprendizagem.  

 Vão ser abertas mais turmas de ambos os regimes de aprendizagem e com diferentes horários, à medida que forem sendo recebidas mais inscrições. Por isso, se está interessado em aprender a produzir a Camisola Poveira dirija-se ao Centro Póvoa Empresas ou contacte diretamente os Serviços do Turismo (pturismo@cm-pvarzim.pt ou 252 298 120).

Ningún comentario:

Publicar un comentario