Município de Arcos de Valdevez promove integração de jovens no mercado de trabalho
María Joâo Brito / Arcos de Valdevez
O Município de Arcos de Valdevez tem vindo a desenvolver algumas medidas de promoção de emprego no concelho, através do apoio à economia e da aproximação entre empresários e o mercado de trabalho.
Numa sociedade em que o trabalho se assume como um bem de valor central, estar empregado representa um mecanismo de integração social. Perante os índices de desemprego na população jovem, com a dinamização do tecido empresarial local, bem como, a implementação de formação profissional e a proximidade do IEFP, a Edilidade Arcuense pretende promover a integração de jovens nas empresas e favorecer a fixação dos jovens no concelho.
Com efeito, o Município sempre se empenhou na criação de emprego, sendo um dos seus vetores estratégicos. Assim, associou-se ao PEPAL – Programa de Estágios Profissionais na Administração Local, contribuindo para a promoção da integração de jovens no mercado de trabalho.
Deste modo, iniciaram-se 11 estágios profissionais em diversas áreas, nomeadamente, Planeamento e SIG, Proteção Civil e Gestão Florestal, Ambiente e Segurança, Informática, Gestão de Espaços Culturais, Animação Sociocultural e Comunicação.
No domínio da Integração de Jovens e Adultos no mercado laboral, a operação NORTE-06-3118-FSE-000041, “PEPAL - Programa de Estágios Profissionais na Administração Local – Arcos de Valdevez”, é cofinanciada pelo FSE, Programa Operacional Norte2020, Portugal2020, Eixo Prioritário 6 – Emprego e Mobilidade dos Trabalhadores e com um Investimento Elegível de 109.211,52€ e Comparticipação Comunitária de 92.829,79€.
O principal objetivo desta ação consiste na integração de jovens no mercado de trabalho, possibilitando-lhes o exercício das suas funções, adequadas às suas qualificações em contexto real, a partilha de conhecimento, assim como, a aquisição de novas competências profissionais e pessoais.
Ningún comentario:
Publicar un comentario