29 de xuño de 2018

CAMINHA

CINEMA

Boletim da Sessão nº 350

"Rio Bravo" de Howard Hawks (1959)

Sexta-feira, 29 de junho às 21:45 no Auditório do Museu Municipal de Caminha


Locus Cinemae / Caminha

 “Depois de muitos anos de grandes sucessos, tanto Howard Hawks quanto John Wayne haviam enfrentado fracassos, quando se reuniram para fazer Rio Bravo, em 1958.  

 Hawks tinha feito um daqueles filmes inspirados em histórias bíblicas, ou coisa parecida, que estavam em voga na época, um tal Terra dos Faraós (1955). Tinha sido um fracasso avassalador, mas tão avassalador que o americaníssimo realizador, nascido no interiorzão de Indiana em 1896, havia fugido do seu país e se estabelecido na França – não para fazer filmes, mas para tirar férias. 

 John Wayne havia decidido não fazer mais westerns, ou no mínimo passar uma temporada sem fazer westerns, depois de ter interpretado Ethan Edwards, aquele poço de cólera e racismo acumulados ao longo de anos, em A Desaparecida/The Searchers(1956), de John Ford, o filme que foi e é tido até hoje como um dos melhores westerns de todos os tempos. Fez então cinco filmes não westerns… – e todos os cinco não sucessos.  

 Vinham então de fracassos, tanto o grande diretor quanto o grande astro.  

 Reuniram-se para fazer um western, e fizeram um dos melhores westerns da História. Uma beleza de filme, um filmaço, uma obra-prima.  

 Rio Bravo, tem a melhor interpretação de toda a carreira de Dean Martin – o que não chega a ser pouco.  

 E, de quebra, de sobra, é ainda o filme que revelou ao mundo Angie Dickinson.

 Nem precisava, de forma alguma precisava, mas, como estavam ali diante das câmaras dois cantores, um, Dean Martin, já veterano, reconhecido, famoso, e outro, Ricky Nelson, jovenzinho de tudo, adorado pela juventude de então, temos que, lá pelas tantas, o western pesado, dramático, embora cheio aqui e ali de momentos de bom humor, de repente revela uma pegada musical.  

 Nada estranho. Howard Hawks, bom em todos os géneros, soube passar com louvor pelo musical. É dele, afinal de contas, Os Homens Preferem as Louras (1953), um dos filmes que catapultaram Marilyn Monroe para o posto mais alto do Olimpo dos grandes astros de cinema.(…)”  


FICHA TÉCNICA:
Título original: “Rio Bravo”, EUA, 1959
Direção: Howard Hawks
Produção: Howard Hawks
Argumento: Jules Furthman e Leigh Brackett, baseado em “Rio Bravo“, de B. H. McCampbell
Música: Dimitri Tiomkin
Fotografia: Russell Harlan
Montagem: Folmar Blangsted
Distribuição: Warner Bros.
Duração: 141  minutos
FICHA ARTÍSTICA:
John Wayne …. Xerife John T. Chance
Dean Martin …. Dude
Ricky Nelson …. “Colorado” Ryan
Angie Dickinson …. Feathers
Walter Brennan …. Stumpy
Claude Akins …. Joe Burdette
Ward Bond …. Pat Wheeler
John Russel …. Nathan Burdette

Trailer de "Rio Bravo" de Howard Hawks

Programação    
Julho  2018 
Ciclo Outras Cinematografias   
06 de julho, “Mónica e o Desejo”, Ingmar Bergman, Suécia, 1953, Sessão 351 (M/12) 
13 de julho, “Tudo Sobre a Minha Mãe”, Pedro Almodóvar, Espanha/França, 1999, Sessão 352 (M/16) 
20 de julho, “Adeus, Lenine”, Wolfgang Becker, Alemanha, 2003, Sessão 353 (M/12) 
27 de julho – NÃO HÁ SESSÃO  

Agosto  2018 
Ciclo A Não Perder    
03 de agosto, “O Grande Ditador”, Charles Chaplin, EUA, 1940, Sessão 354 (M/12) 
10 de agosto, “O Mundo a Seus Pés”, Orson Welles, EUA, 1941, Sessão 355 (M/12) 
17 de agosto, “Casablanca”, Michael Curtiz, EUA, 1942, Sessão 356 (M/12) 
24 de agosto, “A Mulher Que Viveu Duas Vezes”, Alfred Hitchcock, EUA, 1958, Sessão 357 (M/12) 
31 de agosto, “Manhattan”, Woody Allen, EUA, 1979, Sessão 358 (M/12) 

*As sessões de agosto de 2018 são repetições de outras sessões que o Cineclube de Caminha fez noutras ocasiões, o que acontece pela primeira vez em 7 anos de atividade.  


Ningún comentario:

Publicar un comentario