18 de mar. de 2017

VALENÇA DO MINHO

CINCO SABORES DA LAMPREIA EM VALENÇA 

TRÊS DIAS NO MAIOR FESTIVAL GASTRONÓMICO DO MUNDO

Infogauda / Valença do Minho

 A lampreia é rainha à mesa, apresentada em cinco pratos e outras tantas inovações. A comunidade de pescadores de São Pedro da Torre, em Valença, é o destino, este fim de semana.
 Cinco Variedades de Lampreia

 O conceituado e já catalogado maior festival gastronómico dedicado à lampreia, no mundo, reúne as cinco variedades tradicionais de apresentar a lampreia à mesa. Lampreia à Bordalesa, Arroz de Lampreia, Fumada/Grelhada, Assada no Forno,  Recheada ou o prato dos cinco sabores, são os tipos de lampreia que a tradição convida a saborear.

 Este está considerado o melhor festival do mundo não só pela quantidade de lampreias saboreadas, mas também pela variedade, riqueza e originalidade dos pratos.
 Preparada por Quem Sabe
 A lampreia passa pelas mãos de quem sabe, cozinheiros especializados, verdadeiros guardiões de saberes seculares. As comunidades de pescadores conservaram e apuraram receitas de que resultam estas cinco variedades apresentadas no festival.

 Novas Tendências Gastronómicas da Lampreia
 Quer descobrir lampreia em Sushi, Empanada, Gressinos e Escabeche de lampreia com framboesas? Então tem mesmo que vir aos Sabores da Lampreia! As novas tendências estarão  cargo do curso de hotelaria da EPRAMI com degustação ao almoço dos três dias do festival.

 Esta é a oportunidade para comer uma boa lampreia em Valença. Séculos de tradição a apurar receitas resultam em 5 pratos que são um convite a deliciar-se com estes manjares. Saboreá-la é uma experiência gustativa que proporciona uma viajem pelos sabores mais genuínos da região raiana.

 A Melhor Lampreia do Mundo
 A melhor lampreia do mundo, pescada artesanalmente no Minho e confecionada por cozinheiros especializados vai-se apresentar, no Festival Gastronómico, genuína, revelando todos os segredos ancestrais dos seus sabores.

 Valença tem duas comunidades de pescadores secularmente ligadas ao rio Minho e à pesca da lampreia, São Pedro da Torre e Cristelo Côvo, onde as redadas, proporcionam as divinas lampreias que marcam esta temporada gastronómica.
 Pescadas nas últimas semanas tem estado a ser apuradas em tanques da Associação Sabores do Rio Minho, em água corrente. A técnica é antiquíssima e conhecida por “bater a lampreia”, um modo que enrije-se a sua carne, o que permitirá, aquando da sua confeção, pratos de excelência.

Sabores da Lampreia é uma genuína festa gastronómica valenciana que, ano após ano, se tem afirmado como o maior evento gastronómico da região dedicado à lampreia. 

Ningún comentario:

Publicar un comentario