22 de out. de 2011

CAMINHA

Obra do Cine Teatro Valadares adjudicada por 899.775,99 euros




À semelhança do que fez com a Torre do Relógio, a Câmara Municipal quer também devolver o Cine Teatro Valadares aos caminhenses



Infogauda / Caminha

A Reabilitação do Cine Teatro Valadares, aquele que outrora foi o centro da cultura caminhense, acaba de dar mais um passo. A obra já foi adjudicada por 899.775,99 euros.
Os objectivos da Câmara em transformar o Cine Teatro Valadares num equipamento moderno e polivalente, ao serviço da cultura e das artes, e em devolvê-lo aos caminhenses, estão cada vez mais perto de serem alcançados.
Recorda-se que o investimento na recuperação deste imóvel vai mais além dos cerca de 900 mil euros. O Município adquiriu o Cine Teatro por 300 mil euros e gastou no projecto, da autoria do arquitecto caminhense Pedro Ramalho, também responsável pela recuperação do Teatro Rivoli no Porto, 90 mil euros.
Relativamente ao projecto, é de referir que mantém a configuração antiga. A sala vai ser reconstruída de forma a manter a traça original.
No espaço da plateia serão implantadas cadeiras amovíveis, permitindo assim o seu uso para outras actividades como por exemplo café-concerto, salão de festas, exposições, entre outras; e a caixa de palco vai ser recuperada e dotada de uma estrutura cénica com as condições técnicas adequadas aos diversos espectáculos.
O projecto inclui a instalação de um serviço de bar, com ligação directa ao exterior, de modo a que o público possa visitar o espaço. Estão também previstos espaços de apoio aos artistas, bem como áreas que permitam o funcionamento do próprio teatro, tais como os camarins, área administrativa, instalações sanitárias e arrumos. As condições de conforto, ventilação, aquecimento e segurança também estão contempladas.
Trata-se de uma obra co-financiada em 80% do valor elegível pelo FEDER, e a restante quantia é garantida pelo Município. Esta obra resulta de uma candidatura submetida ao ON.2/O Novo Norte/ Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013.
A recuperação do Cine Teatro Valadares é mais um exemplo do Município na valorização do centro histórico de Caminha. Neste âmbito, a Câmara já requalificou a Torre do Relógio, o Chafariz e a Igreja da Misericórdia; está a executar o programa Renovar Caminha, bem como pretende criar a Casa-Museu Sidónio Pais e a Nova Biblioteca de Caminha.

Ningún comentario:

Publicar un comentario