19 de feb. de 2010

CAMINHA

"Camidoce" visitada por 10 mil pessoas

Caminhenses e Mocas foram os bolos mais vendidos


Infogauda / Caminha
A Camidoce - I Feira de Doçaria Tradicional e Conventual, que ontem encerrou portas, terminou com um balanço muito positivo. Segundo a organização, Câmara Municipal de Caminha e Ancoreventos, as expectativas iniciais foram ultrapassadas, quer ao nível de visitantes, quer ao nível de vendas.
Durante os cinco dias, passaram pelo certame cerca de 10 mil visitantes, oriundos dos mais diversos pontos de Portugal e de Espanha, que tiveram a oportunidade de fazer uma "viagem" pela doçaria tradicional e conventual portuguesa.
No total foram vendidos cerca de 15 mil bolos, com destaque para os caminhenses e os mocas de Caminha; as natas e as queijadas de Vila Praia de Âncora; os jesuítas de Santo Tirso; as fogaças de santa Maria da Feira; os "travesseiros de coinas" de Palmela; as cornecópias de Alcobaça; as limianas de Ponte de Lima; as clarinhas de Fão e as broas de noz e mel de Torres Novas.
O bolo gigante, em forma de cara de palhaço, com aproximadamente 150 kg, também foi um pólo de atracção.
À Camidoce estiveram igualmente associados o artesanato, os licores, as compotas e o mel, que foram também muito procurados, contribuindo assim para o saldo positivo do certame.
A animação, com destaque para o atelier da Ludoteca, foi outro dos factores que contribuiu para este sucesso.
Segundo a organização os números apresentados indicam que este é um evento para continuar, podendo vir a tornar-se um certame de referência, durante a época baixa, no Alto Minho. Também os doceiros presentes na Camidoce fizeram um balanço muito positivo, superando, em muitos casos, as expectativas iniciais.
Para a Câmara Municipal a realização da "Camidoce", nesta época do ano, foi uma boa aposta de promoção turística do concelho, já que pelas ruas de Caminha e pelo Pavilhão Municipal de Caminha passaram milhares de pessoas. "Conseguimos atrair milhares de visitantes ao nosso concelho. É este o caminho que queremos trilhar, para inverter a sazonalidade turística que caracteriza o nosso concelho, com vista a fazer de Caminha um destino atractivo, de qualidade e de excelência, durante os 12 meses do ano", disse o vereador da Cultura em forma de balanço desta primeira feira de doçaria.

Ningún comentario:

Publicar un comentario