11 de feb. de 2010

CAMINHA

Caminha acolhe I Feira de Doçaria Tradicional e Conventual de 12 a 16 de Fevereiro

"Camidoce" abre portas sexta-feira


Infogauda / Caminha
Começa sexta-feira, dia 12, no Pavilhão Desportivo Municipal de Caminha, a "Camidoce" - I Feira de Doçaria Tradicional e Conventual de Caminha - que se prolonga até terça-feira, dia 16. A abertura do certame está agendada para as 17 horas.
Com destaque para a doçaria tradicional e conventual, esta Feira organizada pela Câmara Municipal de Caminha em parceria com a Ancoreventos, promete ser o certame revelação da região neste Carnaval. Além dos doces e do artesanato, esta iniciativa pioneira no concelho de Caminha, terá como pólo de atracção um bolo gigante, em forma de cara de palhaço, com aproximadamente 150 kg, alusivo ao Carnaval. A organização prevê que, durante a feira, passem pelo Pavilhão de Caminha, milhares de pessoas, para provarem e adquirirem os doces e o artesanato, mas também para se divertirem com a animação complementar.
Ao longo de cinco dias, o Pavilhão de Caminha vai transformar-se para acolher os cerca de 50 stands, onde os doceiros e os artesãos vão mostrar o que de melhor se faz em Portugal. É de salientar que na "Camidoce" o concelho de Caminha estará representado por doceiros e artesãos, que evidenciarão a arte de saber fazer concelhia. Mocas, caminhenses, doçaria tradicional de Palmela, doçaria conventual são algumas das especialidades que estarão disponíveis em Caminha.
O Município quis ir mais além e resolveu associar o património ligado às artes aos ofícios tradicionais, como forma de afirmação da identidade cultural. Assim, o artesanato que caracteriza o concelho e as restantes zonas do país também estará presente na "Camidoce".
Além dos doces, este certame ficará marcado pela animação. A Ludoteca fará as delícias dos mais pequenos, através da dinamização de um atelier de doçaria, onde as crianças poderão confeccionar os próprios doces, e que funcionará no horário da feira. Os visitantes ainda poderão interagir com figuras engraçadas e carnavalescas, como palhaços e mimos, que animarão o recinto com espectáculos divertidos.
A realização da "Camidoce" nesta época do ano, considerada a época baixa, é a estratégia de promoção turística adoptada pelo Município para inverter a sazonalidade turística que caracteriza o concelho, com vista a fazer de Caminha um destino atractivo, de qualidade e de excelência, durante os 12 meses do ano.
A Câmara pretende, com este evento, divulgar e promover a comercialização da doçaria tradicional e conventual, bem como incentivar à produção e comercialização de compotas, mel, frutos secos doces e Licores.
A I Feira de Doçaria Tradicional e Conventual de Caminha, cuja entrada é gratuita, poderá ser visitada na sexta-feira, dia 12, das 17h às 24h; dias 13, 14 e 15, das 10h às 24h e, no dia 16, das 10h às 19 horas.

Ningún comentario:

Publicar un comentario