12 de xan. de 2026

ARCOS DE VALDEVEZ

Professor arcuense Filipe Machado lança ensaio sobre Teixeira de Queiroz  “(Est)Ética de Teixeira de Queiroz” foi apoiado pelo Município arcuense  


O Presidente da Câmara Municipal, Olegário Gonçalves esteve presente neste momento, parabenizando Filipe Machado por mais um título publicado.  A apresentação da obra esteve a cargo de Isabel Pires de Lima, professora jubilada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e reconhecida especialista em literatura portuguesa do século XIX que também exerceu funções de Ministra da Cultura e de Presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves
Fotos: C.M. A. de V.



María Joâo Brito / Arcos de Valdevez

 Decorreu, no passado sábado, na Casa das Artes, a apresentação da mais recente obra literária do professor arcuense, Filipe Machado, intitulada “(Est)Ética de Teixeira de Queiroz”. Trata-se de um ensaio sobre a obra deste autor arcuense, ativo sobretudo no final do século XIX e início do século XX, cuja produção literária é composta por 19 títulos organizados em duas séries (Comédia do campo e Comédia burguesa), para além de contos inéditos publicados em jornais que não conheceram edição em livro.  

 Filipe Machado pretendeu, através desta nova publicação, contribuir para um maior e melhor conhecimento da escrita de Teixeira de Queiroz, bem como retratar a sua evolução ao longo de 46 anos, nomeadamente entre os seus 25 e 71 anos de idade. 

 No fundo, resume esta obra como sendo “uma reflexão que abarca o trabalho literário do escritor, político, e sobretudo cidadão, que viveu um intenso período de mudanças sociais”. 

 A imagem da capa e contracapa, elaborada pelo amigo Luís Troufa, retrata as mãos. Numa primeira imagem as mãos ligadas à terra, e, numa outra conotadas com uma ligação mais metafísica (mãos viradas para cima dando a entender que se está à procura de soluções ou de algo mais). 

 O Presidente da Câmara Municipal, Olegário Gonçalves esteve presente neste momento, parabenizando Filipe Machado por mais um título publicado, desta feita “dedicado a um grande escritor de Arcos de Valdevez” e manifestando publicamente a disponibilidade da Câmara Municipal para apoiar mais publicações de autores arcuenses.  

 O autarca aproveitou também para destacar que a Autarquia tem em mãos grandes investimentos na área da Cultura e Ciência. 

 São mais de 15 milhões de euros a ser investidos na Escola de Ensino Artístico, na construção da Branda Científica, na Gavieira, na recuperação do Cine Teatro Alameda, na Residência Cultural Valdevez, entre outros. Investimentos que enriquecerão o concelho e deixarão marcas na atividade futura das gerações arcuenses. 

 Conforme afirmou, “para estarmos aqui hoje na Casa das Artes, foi necessário ter havido um investimento municipal prévio ao nível da aquisição dos espaços e ao nível de projetos”. Sem este trabalho dos meus antecessores este momento não seria possível”. 

 A apresentação da obra esteve a cargo de Isabel Pires de Lima, professora jubilada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e reconhecida especialista em literatura portuguesa do século XIX que também exerceu funções de Ministra da Cultura e de Presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves. 

 Esteve igualmente presente a representante da editora Editorial Novembro, Avelina Ferraz, que fez as honras da casa, apresentando todos os intervenientes na sessão. A sala, completamente lotada, reuniu amigos e familiares de Filipe Machado, assim como familiares de Teixeira Queiroz.

Ningún comentario:

Publicar un comentario