Ministro da Educação destaca Arcos de Valdevez como caso de sucesso
María Joâo Brito / Arcos de Valdevez
Numa entrevista ao jornal ECO, o Ministro da Educação Fernando Alexandre foi confrontado com críticas à transferência de competências na área da educação para os municípios, frequentemente vistos apenas como “gestores administrativos”. O Ministro rejeitou essa visão e afirmou que há exemplos muito positivos no país, referindo Arcos de Valdevez como um dos mais relevantes.
“Arcos de Valdevez foi um dos projetos educativos mais interessantes que conheci e que só existe naquela forma porque tinha um enorme envolvimento da Câmara Municipal, fosse na promoção do ensino articulado, fosse no cuidado com os equipamentos, fosse em garantir a qualidade da alimentação na escola”, disse, na entrevista.
De acordo com o governante, o projeto educativo desenvolvido no concelho só foi possível graças ao forte compromisso da autarquia, que se envolveu em áreas como o ensino articulado, a modernização dos equipamentos e a garantia de refeições escolares de qualidade.
Fernando Alexandre reforçou que as Câmaras Municipais podem ter um papel determinante na educação, contribuindo de forma significativa em diferentes frentes. Na mesma entrevista, deixou também uma palavra de reconhecimento ao antigo presidente do município, João Manuel Esteves, salientado que “um bom autarca mede-se pela prioridade que dá à educação, do pré-escolar ao ensino superior”.
Para a Câmara Municipal, o reconhecimento do Ministro evidencia que o Município tem sido um parceiro decisivo na melhoria da educação local, investindo de forma consistente em projetos, equipamentos e condições que beneficiam alunos, professores e famílias.
*Fonte: Jornal O Minho
Ningún comentario:
Publicar un comentario