Concelho de Caminha com soluções para a praia de Moledo e rio Minho
Foto: C.M.C.
Infogauda / Caminha
O Município de Caminha reuniu esta sexta-feira, 21 de novembro, com o Exmo. Sr. Secretário de Estado do Ambiente, João Esteves, e o Exmo. Sr. Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), José Pimenta Machado, para discutir questões de extrema importância para a proteção do nosso património natural e a qualidade de vida das populações locais.
Entre os diversos temas abordados, destacaram-se a situação da praia de Moledo e a necessidade urgente de desassoreamento do rio Minho, dois desafios que o concelho de Caminha enfrenta e para os quais já foram definidas soluções concretas e compromissos claros.
Praia de Moledo: A proteção e recuperação imediata
No que diz respeito à praia de Moledo, a reunião focou-se na evolução da dinâmica sedimentar e nas medidas de atuação que visam garantir a sua recuperação, incluindo, a curto prazo, a reparação dos geocilindros e colocação de areia, para proteger a zona costeira, assegurar a segurança dos banhistas e restaurar a beleza natural da praia, um dos maiores ícones turísticos do concelho.
Rio Minho: A solução para o desassoreamento a médio prazo
Em relação ao rio Minho, foi abordada a preparação do projeto de execução e apresentação do estudo de impacto ambiental para o desassoreamento do rio, que será discutido na próxima Cimeira Ibérica, com o objetivo de avançar para uma solução definitiva que proteja a região e otimize o uso sustentável do rio, assegurando a preservação do ecossistema, segurança e a melhoria da navegabilidade.
Financiamento garantido e prazo de wxecução definido
Ambas as intervenções contarão com financiamento garantido através de verbas prioritárias disponíveis no novo quadro comunitário e no Plano de Ação e Resiliência Local (PARL), assegurando que as obras e ações necessárias sejam realizadas com a máxima urgência e eficácia.
A Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Liliana Silva, mostrou-se visivelmente satisfeita com os avanços da reunião. “Este é um passo significativo para resolver duas questões que afetam o nosso concelho e que exigem uma ação imediata. Estamos a falar de dois problemas que comprometem a nossa costa e o nosso rio, e que, a partir de agora, terão uma resposta concreta e célere. A nossa responsabilidade é garantir que os nossos recursos naturais sejam preservados, mas também que as nossas comunidades e os nossos cidadãos tenham uma qualidade de vida melhor”, afirmou Liliana Silva.
A Presidente destacou ainda que a recuperação da Praia de Moledo numa intervenção de emergência terá agora luz verde e o desassoreamento do rio Minho já tem prazo para resolução. A responsabilidade e a celeridade com que estas questões estão a ser tratadas da nossa parte e por parte das entidades são fundamentais para a sustentabilidade e o desenvolvimento do concelho.
Caminha avança para o futuro
Este é um momento histórico para o concelho de Caminha. A ação política e a parceria com as entidades governamentais estão a concretizar soluções para os desafios ambientais mais urgentes, garantindo que o concelho continue a ser um destino turístico de excelência e uma região sustentável para viver e visitar.
Com o compromisso do Governo e a determinação da Câmara Municipal, Caminha está a dar passos largos rumo ao futuro, onde a sustentabilidade, a proteção ambiental e o bem-estar da comunidade estão em primeiro lugar.

Ningún comentario:
Publicar un comentario