Protocolo de parceria garante verão com resposta para alunos com necessidades educativas especiais
María Joâo Brito / Arcos de Valdevez
Município de Arcos de Valdevez assina Protocolo de Parceria para integração de alunos com necessidades educativas especiais em Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL).
Com este Protocolo, fruto de uma colaboração entre o Município, o Agrupamento de Escolas de Valdevez, a Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez e a Associação Social e Recreativa Juventude de Vila Fonche, ficam criadas as condições necessárias para a integração de alunos/as com necessidades educativas especiais nos Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL), durante os meses de pausa letiva.
Muitas famílias enfrentam desafios significativos durante o verão para conciliar trabalho e cuidado dos seus filhos com necessidades educativas especiais, devido à falta de respostas adequadas para o efeito. Para dar resposta a esta necessidade, as entidades envolvidas uniram esforços, assumindo responsabilidades complementares. O Município de Arcos de Valdevez e o Agrupamento de Escolas ficaram encarregues de disponibilizar os recursos humanos necessários, garantindo assim o acompanhamento adequado dos/as alunos/as com necessidades educativas especiais. Este apoio mais individualizado, é essencial para estes/as alunos/as e responde às limitações das instituições que dinamizam os CATL, que, por si só, não dispunham de meios suficientes para o efeito. Além disso, o Município também poderá apoiar financeiramente as famílias que não têm capacidade de suportar as mensalidades de frequência desta resposta.
Este projeto foi iniciado no ano passado, com resultados extremamente positivos, motivando a sua renovação. Este é um exemplo concreto de como a colaboração entre diferentes entidades pode ter um impacto direto e positivo na vida das pessoas. Continuaremos a trabalhar em rede para melhorar a vida de todos os nossos cidadãos.
Ningún comentario:
Publicar un comentario