14 histórias de vida de utentes de IPSS’s do Alto Minho compiladas em livro para inspirar gerações vindouras
• A apresentação pública deste projeto comunitário sem fins lucrativos está agendada para o dia 7 de janeiro, às 14h00, no Auditório do Centro Paulo VI, em Darque
Nene Pinheiro / Viana do Castelo
‘Incríveis Pessoas Comuns’ é o nome de um livro e de um projeto intergeracional que visa celebrar a vida daqueles que nos precedem, dignificando as histórias das pessoas mais velhas e enriquecendo a sociedade com exemplos de coragem e sabedoria que já existem e que ainda têm muito a contribuir. Vasco Araújo, Diretor Executivo no Centro Paroquial e Social de Lanheses, resume 14 pequenas biografias de pessoas de 14 IPSS’s de todos os concelhos do distrito de Viana do Castelo, com idades entre os 70 e os 101 anos, por representarem testemunhos de vida marcada por experiências únicas e inspiradoras.
A apresentação pública deste projeto comunitário sem fins lucrativos está agendada para o dia 7 de janeiro, às 14h00, no Auditório do Centro Paulo VI, em Darque, e contará com a presença das 14 pessoas visadas e do autor do livro, bem como das personalidades que assinaram os prefácios do livro, nomeadamente o Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. João Lavrador, da Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Carlota Borges, da ex-diretora do Centro Distrital do ISS, Cristina Oliveira, do pároco e Presidente da IPSS de Lanheses, Padre Daniel Rodrigues.
Cada capítulo do livro ‘Incríveis Pessoas Comuns’ é dedicado a uma história de vida distinta, revelando as complexidades, as lutas e as conquistas de pessoas singulares. Cada página foi projetada para inspirar leitores de diferentes idades, desafiar os preconceitos relativos ao envelhecimento e a trazer reconhecimento ao valor social das pessoas mais velhas. Um trabalho desenvolvido pelo Centro Paroquial e Social de Lanheses que pretende ser mais abrangente e dinâmico, com a construção de um website dedicado ao projeto, por forma a continuar a documentar bioconversas e biografias de pessoas mais velhas e a expandir-se, no futuro, para formatos como documentários e banda desenhada, adaptada a todas as idades.
Para o mentor do projeto, Vasco Araújo, “este projeto é inclusivo pois, além do reforço do contacto e do trabalho coletivo entre instituições do terceiro sector, prevê a visita a diferentes comunidades escolares, transportando esta intenção de movimento transformador e incrementador de uma sociedade cada vez mais inclusiva e humanizada”. Durante cerca de 10 meses, Vasco Araújo ouviu e escreveu as histórias de sete mulheres e sete homens a residir em IPSS’s do Alto minho, “histórias que representam uma dádiva de sabedoria e um exercício de grande humildade”, assegura.
Respondendo aos desafios lançados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 3 e 10), pela Década do Envelhecimento Saudável 2021-2030 e pela Estratégia Europeia para os Cuidados, o projeto Incríveis Pessoas Comuns tem como objetivos os de (1) valorizar e dar visibilidade a pessoas anónimas com vidas extraordinárias, criando um legado inspirador para futuras gerações, (2) promover uma visão inclusiva e infoinclusiva do envelhecimento, (3) estimular o contacto intergeracional, (4) preservar as tradições e as culturas locais, vividas na primeira pessoa, (5) combater o idadismo e (6) beneficiar as instituições do terceiro setor, destacando o papel positivo e transparente relativo ao trabalho que realizam diariamente junto dos seus utentes mais velhos.
Capítulos:
1. Numa enxada, a professora, com Maria da Costa Dias
2. O auto da fé e da razão, com Glória Sousa e Silva
3. Um rádio numa casca de noz, com Henrique Gonçalves Vieira
4. Vinte anos de Lua de Mel, com Maria Felisbela Ferreira Pais
5. Uma vida de um só poema, com Abílio Dantas Barreiro
6. Três pares de gémeos, com Maria do Sameiro Amorim
7. Um cento de anos, com Manuel Pereira
8. O “Olímpico” Sr. Agostinho, com Agostinho Gonçalves Campos
9. A Arte do acontecimento, com Henrique Pereira da Silva
10. A vida entre dois continentes, com Madalena de Sousa Barros
11. A coragem e a solidariedade, com João Almeida da Riba
12. A vocação maternal da generosidade, com Arminda Gonçalves Cerqueira Pereira da Cunha
13. A romântica ideia da correspondência, com Maria da Conceição Sepúlveda Matos
14. Entre a guerra e a militância de uma vida consagrada a Deus, com Manuel Domingues
Ningún comentario:
Publicar un comentario