9 de dec. de 2024

PÓVOA DE VARZIM

“A Camisola Poveira nunca desaparecerá” 


O Presidente da Câmara revelou que ao longo dos últimos três anos mais de 300 pessoas frequentaram o Curso de Formação da Camisola
Fotos: C.M. P. de V.

Infogauda / Póvoa de Varzim

 Centenas de pessoas saíram à rua, na tarde deste domingo, 8 de dezembro, para celebrar o Dia da Camisola Poveira, instituído pelo Município em 2021.  

 Com concentração em frente aos Paços do Concelho, na Praça do Almada, onde atuou o Coro Pró-Música EMcan, partiu, de seguida, o desfile rumo ao Largo Dr. David Alves, percorrendo a Rua da Junqueira. Integraram o cortejo, a Banda Musical da Póvoa de Varzim, o Coro Capela Marta e o Rancho Poveiro. 

 

Centenas de pessoas saíram à rua para celebrar o Dia da Camisola Poveira

 No seu discurso, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim recordou como tudo começou: “quando decidiram chamar à nossa camisola uma peça de artesanato mexicano e vendê-la de forma inapropriada, os poveiros espalhados pelo mundo que é sua diáspora indignaram-se, os poveiros que estão na Póvoa também se indignaram e juntaram-se para fazer com que a camisola poveira seja o nosso maior símbolo”.  

 Aires Pereira transmitiu que “a Camisola conta a história de cada um dos poveiros, era o seu bilhete de identidade uma vez que os nossos pescadores não sabiam ler nem escrever e a camisola dizia qual era a sua família”.  

 Neste sentido, assumiu que “a Camisola é, para nós, algo muito relevante porque não se resume a uma peça de vestuário, é um símbolo de bravura, luta e resistência”, acrescentando que “muita gente morreu com esta camisola vestida” e, por isso, “temos um enorme respeito por ela e tudo o que simboliza”.  

 O Presidente da Câmara revelou que ao longo dos últimos três anos mais de 300 pessoas frequentaram o Curso de Formação da Camisola. A este propósito, agradeceu ao Grupo Amigos do Museu que faz questão de continuar a preservar esta memória.  

 Terminou, afirmando que “a Camisola Poveira nunca desaparecerá. A nossa memória, a nossa história, as nossas tradições hão-de continuar vivas”.

 Ainda no âmbito do programa comemorativo do Dia da Camisola Poveira, abriu ao público a exposição “IDENTIDADE. A Camisola Poveira”, no Museu Municipal. E na passada sexta-feira, foram entregues certificados de participação na ação formativa da Camisola Poveira. Foram 130 as formandas que participaram e concluíram com sucesso a formação da Camisola Poveira, onde aprenderam a tricotar e a bordar com a técnica tradicional. Os cursos foram promovidos pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim em parceria com o Grupo Amigos do Museu através dos Cursos Ocupacionais de Tempos Livres da Camisola Poveira entre finais de 2023 e meados de 2024. A formação da Camisola Poveira era constituída por 9 turmas, com 3 níveis (iniciação, intermédio 90 horas e avançado 60 horas) e lecionada por 6 formadoras.  

 O Município irá desenvolver em 2025 novas ações de formação permitindo a admissão de novas formandas e às que já frequentaram níveis inferiores a possibilidade de participar em ações de formação nos níveis intermédios e/ou avançados.  

 Importa ainda destacar que, em breve, serão 10 as Unidades Produtivas Artesanais (UPA’s) com produção certificada da Camisola Poveira no nosso concelho. Às sete já existentes, vão juntar-se, em breve, três novas artesãs certificadas, que aguardam, a finalização do processo de autenticação.

Ningún comentario:

Publicar un comentario