3 de dec. de 2024

ARCOS DE VALDEVEZ

Semana da Ciência e Tecnologia 2024 


A programação contou várias ações, organizadas para o público em geral, mas também para o mais jovem
Foto: C.M. A. de V.

María Joâo Brito / Arcos de Valdevez

 Na Semana da Ciência e da Tecnologia, que decorreu entre o dia 18 e 24 de novembro 2024, o Centro Ciência Viva dos Arcos contou com a participação de mais de 100 participantes. Esta semana inclui o Dia Nacional da Cultura Científica, estabelecido a 24 de novembro em homenagem ao professor, poeta e divulgador de ciência Rómulo de Carvalho. 

 Este evento decorreu a nível nacional e teve como objetivo central despertar a curiosidade e sensibilizar o público para a importância da ciência na sociedade. 

 A programação contou várias ações, organizadas para o público em geral, mas também para o mais jovem, dando oportunidade de contactar com a comunidade científica de várias universidades e conhecer alguns projetos de investigação em diversas áreas científicas. 

 Um dos momentos de destaque foi a conversa com o cientista arcuense, João Fernandes, investigador na Universidade de Coimbra, que abordou a Astronomia, de forma simples e clara com alunos do 4º ano de escolaridade, do Agrupamento de Escolas de Valdevez. 

 No âmbito do projeto Arcuenses com Ciência, teve lugar uma palestra, dinamizada por Marlene Lopes, investigadora na Universidade do Minho, que falou sobre Leveduras: as promissoras micro-fábricas celulares para uma sociedade mais sustentável. A importância das leveduras como ferramentas biotecnológicas no desenvolvimento de processos sustentáveis e inovadores, desde a produção de bioenergia até a fabricação de novos materiais, foi o mote da conversa. 

 A exposição "A Magia dos Cogumelos", de Agorastos Papatsanis, foi outro dos pontos altos da semana. Os alunos tiveram a oportunidade de visitar a exposição e explorar o fascinante mundo dos cogumelos, aprendendo sobre a sua importância na Natureza. 

 A ação de sensibilização Rios e Ribeiras- Stop/Vision PG-FPV, promovida pela Palombar, também fez parte das celebrações da semana. Este projeto visa o controlo da espécie invasora, visão-americano, na Bacia do rio Lima, com vista à conservação da biodiversidade local. 

 Durante a sessão, foram discutidas várias iniciativas de preservação e proteção da biodiversidade, reforçando a necessidade de agir localmente para um impacto positivo global. 

 A Semana da Ciência e Tecnologia 2024 permitiu aos participantes aprofundar os seus conhecimentos, trocar experiências e refletir sobre o papel essencial da ciência na construção de um futuro mais sustentável.

Ningún comentario:

Publicar un comentario