17 de out. de 2024

CAMINHA

“Repositório Genealógico do Concelho de Caminha” 

  Vai ser apresentado amanhã, pelas 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho


Foto: C.M. C.

Infogauda / Caminha

 A Câmara Municipal de Caminha vai apresentar o “Repositório Genealógico do Concelho de Caminha” amanhã, pelas 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Nessa altura será também inaugurada a requalificação dos Paços do Concelho.

 Em 2014, a Câmara Municipal de Caminha celebrou um protocolo de investigação com a Universidade do Minho/Casa de Sarmento (Guimarães) que visava a reconstituição de todas as comunidades históricas do concelho, através da construção de uma base de dados genealógica por cada freguesia, desde o início da existência dos assentos paroquiais (normalmente nas primeiras décadas do século XVII).

 Em 2015 realizou-se a apresentação do projeto “Repositório Genealógico do Concelho de Caminha”, incluindo a assinatura de um protocolo de colaboração com alguns investigadores locais que cederam as bases de dados já construídas de algumas paróquias.

 Este projeto contou com o apoio da Academia Sénior de Caminha que, no âmbito da aula de História do Concelho, auxiliou na construção das restantes bases de dados das freguesias do concelho, sob a coordenação da docente e investigadora do CITCEM Aurora Botão Rego.

 O Repositório Genealógico do Concelho de Caminha, que agora será divulgado, teve como objetivo reconstituir as comunidades históricas do concelho de Caminha, ao longo de três séculos, freguesia a freguesia; resgatar a identidade das gerações passadas desde o início dos lançamentos dos registos paroquiais, identificando todas as famílias que participaram na evolução das freguesias do território, bem como atribuir um nome a todos os indivíduos que integraram as várias camadas geracionais anónimas das nossas terras.

 Permite, não só aos residentes, mas a todos os indivíduos que têm ligações ao concelho de Caminha, em qualquer parte do mundo, aceder às suas raízes familiares e genealógicas, desde o início do século XVII,

 A genealogia das freguesias do concelho de Caminha poderá ser consultada na plataforma digital da Casa de Sarmento (Unidade Diferenciada da Universidade do Minho), onde se encontra alocado o Repositório Nacional.

 Através do website do Município de Caminha, na área “Viver”, haverá também uma ligação ao Repositório genealógico do Concelho de Caminha.

Ningún comentario:

Publicar un comentario