13 de set. de 2024

VALENÇA DO MINHO

Valença convida à Descoberta do Património Ferroviário   

 Sábado, 21 de setembro.  O ponto de encontro está marcado para as 10h00, na Estação dos Caminhos de Ferro de Valença



Infogauda / Valença do Minho

 A Ecopista do Rio Minho será a protagonista de uma caminhada e visita guiada, gratuita, ao património ferroviário, do antigo ramal de Valença a Monção, sábado, 21 de setembro.  

 O ponto de encontro está marcado para as 10h00, na Estação dos Caminhos de Ferro de Valença e a visita / caminhada terá uma duração previsível de 4h30.  

 A atividade proporcionará a descoberta da história do Ramal de Valença a Monção, do seu património, edificado, cultural e azulejar e importância da sua preservação, aproveitando as condições naturais subjacentes a este percurso, hoje uma Ecopista, cuja importância e diversidade natural integra a Rede Natura 2000 e a Zona de proteção para as Aves Aquáticas do estuário do Rio Minho.  

 O Ramal de Monção era uma linha ferroviária que ligava Valença a Monção. Este troço fez parte da Linha do Minho, até 31 de Dezembro de 1989, data em que foi encerrado.  

 A visita será conduzida por técnicos da Unidade de Ecopistas e Património Histórico e Cultural da IP Património.  

Programa:  

10h00 - Receção na Sala de Espera da Estação de Valença: breve abordagem histórica sobre a estação;  

10h30 - Caminhada pela Ecopista do Minho, com paragens e abordagens várias durante o percurso (Temática da JEP; História do Ramal; Estações Ferroviárias; Rotas dos Azulejos; Ecopista);  

12h30 às 14h00 - Pausa para almoço livre, de responsabilidade de cada participante;  

16h30 - Fim da jornada (junto aos Portões da Quinta do Castro - Friestas) e regresso (em autocarro).  

 A meio do percurso será fornecido um reforço de água e fruta.  

 A visita / caminhada é gratuita, mas requer inscrição prévia, até ao próximo dia 20 de setembro, para o email geral@cm-valenca.pt.  

 A iniciativa é da IP Património, em parceria com o Município de Valença e decorre no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2024 – Rotas, Redes e Conexões.

Ningún comentario:

Publicar un comentario