30 de xan. de 2023

TURISMO

As “4 Estações de Arcos de Valdevez” em destaque na Organização Mundial do Turismo 




María Joâo Brito / Arcos de Valdevez

 O projeto “As 4 Estações de Arcos de Valdevez”, da Câmara Municipal, mereceu destaque, como boa prática, na última edição (janeiro de 2023) da Newsletter  da Organização Mundial do Turismo (OMT), deu nota o IPDT, membro afiliado da Organização Mundial do Turismo desde 2009, e única entidade nacional que acumula esta afiliação, com a de membro do GSTC – Global Sustainable Tourism Council. Segundo esta entidade, “em evidência está a abordagem inovadora das experiências propostas, numa preocupação evidente para com o desenvolvimento sustentado do destino”. 

 “As 4 Estações de Arcos de Valdevez” consiste num conjunto de 4 experiências turísticas, associado às 4 estações de Arcos de Valdevez. O objetivo desta experiência é dar aos visitantes motivos para visitar Arcos de Valdevez ao longo de todo o ano, através de 4 roteiros definidos para cada estação. Desta forma a Câmara Municipal pretende minimizar, por um lado, questões de sazonalidade e, por outro, excesso de concentração de turistas em certas alturas do ano. 

 Com a cooperação da Câmara Municipal, o IPDT desenvolveu uma brochura interativa dedicada às 4 experiências propostas.  

 A brochura interativa inclui um roteiro e um mapa associados a cada estação, agregando a oferta natural, cultural, patrimonial e os eventos do município, de forma a criar uma narrativa apelativa para quem visita o destino. 

 Sendo a natureza o produto âncora do território, os apelos definidos vão ao encontro desse posicionamento, tendo-se definido os seguintes: 

Primavera: Naturalmente fascinante 

Verão: Naturalmente memorável 

Outono: Naturalmente encantador 

Inverno: Naturalmente inesquecível 

 De referir que a Newsletter “IAM Connected” da OMT- Organização Mundial de turismo é distribuída mundialmente, pelos mais de 500 membros da Rede de Membros da OMT que, por sua vez, a partilham com os seus próprios membros.

Ningún comentario:

Publicar un comentario