9 de xan. de 2022

CAMINHA

Câmara Municipal vai promover programa ColorADD nas escolas 

Com rastreios do daltonismo


Foto: C.M.C.

Infogauda / Caminha

 A partir de segunda-feira, a Câmara Municipal de Caminha vai promover o “Programa ColorADD nas Escolas” cujo objetivo é promover a integração social dos alunos com dificuldade na identificação de cores, em particular os portadores de daltonismo. Este projeto inclui sessões de esclarecimento sobre o daltonismo e rastreios do daltonismo por optometristas e vai abranger 643 alunos do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha, ou seja, os alunos do 3º e 4º ano do primeiro ciclo e os alunos do 6º, 9º e 12º anos. 

 Trata-se de mais um projeto inovador que o Município vai proporcionar aos alunos do concelho de forma gratuita com o objetivo de alertar para esta causa, contribuindo para uma Escola Inclusiva e promovendo a deteção precoce do daltonismo na infância. É de salientar que o daltonismo, ou cegueira da cor, é uma limitação que afeta cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo, um em cada 10 homens e uma em cada 200 mulheres. Esta limitação de condição hereditária é transmitida através do cromossoma X e cria ao seu portador daltónico grandes constrangimentos ao nível da integração social e profissional ao seu portador daltónico. 

 O Programa ColorADD.Social nas Escolas está estruturado em seis ações que se complementam entre si: ações de sensibilização, cujo objetivo é uma maior consciencialização para o problema do daltonismo; “Ver e Sentir as Cores” que permite o contacto com a visão daltónica, sentir os seus constrangimentos e experienciar a diferença; Kit ColorAdd Aluno; rastreios do daltonismo que consiste diagnóstico precoce de daltonismo e bibliotecas ColorAdd. 

 No caso de Caminha vão ser dinamizadas as ações de sensibilização para os alunos do 3º e 4º ano do primeiro ciclo e os alunos do 6º, 9º e 12º anos e o rastreio do daltonismo que vai abranger os alunos do 3º e 4º ano. 

 Neste sentido, a partir de segunda-feira, vai realizar-se o rastreio precoce do daltonismo e da acuidade visual, por forma a identificar situações desconhecidas e, desta forma, poder ser feito um acompanhamento para prevenir o insucesso e abandono escolar precoce, baixas autoestima e autoconfiança, situações de bullying, entre outras. Após este rastreio inicial os casos sinalizados serão encaminhados para serviços de especialidade para exames complementares de diagnóstico. 

 As sessões de sensibilização sobre o daltonismo têm como objetivo sensibilizar os alunos abrangidos pelo programa para a questão do daltonismo, bem como para todos os constrangimentos e dificuldades que podem advir desta limitação não-visível para a sociedade.

Ningún comentario:

Publicar un comentario