22 de out. de 2021

CAMINHA

Centro de Walking & Cycling está a 'nascer' na Serra d'Arga

No concelho de Caminha, o investimento ultrapassa os 90 mil euros e engloba a requalificação do edifício de apoio ao CISA para a promoção do cicloturismo e pedestrianismo


A Câmara Municipal de Caminha está a executar o projeto “Aldeias do Alto Minho Walking & Cycling”

Fotos: C.M.C.

Infogauda / Caminha

 A Câmara Municipal de Caminha está a executar o projeto “Aldeias do Alto Minho Walking & Cycling”, um projeto transversal aos concelhos que integram a CIM Alto Minho. Até ao final do ano, o Centro de Interpretação da Serra d’Arga – CISA – contará com uma nova valência, o Centro de Walking & Cycling. No concelho de Caminha, o investimento ultrapassa os 90 mil euros e engloba a requalificação do edifício de apoio ao CISA para a promoção do cicloturismo e pedestrianismo; a definição e marcação de percursos cicláveis e a instalação de Bike Stations (estações de serviço de BTT) e pontos de carregamento de bicicletas nas freguesias de Arga de Baixo, Dem e Orbacém. É de salientar que a Bike Station e o ponto de carregamento de bicicletas instalados no CISA, em Arga de Baixo, já estão em funcionamento. 


Este edifício foi alvo de uma intervenção de fundo, no que respeita às paredes, caixilharia, cobertura, piso, bem como foi restaurado o forno lá existente

 Esta candidatura “Aldeias do Alto Minho Walking & Cycling” visa a qualificação turística de um conjunto de Aldeias do Alto Minho que se distribuem no território, permitindo, articulando com a demais oferta, reforçar o apoio à visita turística itinerante. Tem ainda como objetivo a estruturação da oferta direcionada para o segmento do pedestrianismo, cicloturismo contribuindo para o posicionamento do Alto Minho como um dos principais destinos de turismo de natureza e turismo desportivo.  

 Assim, foi requalificado o anexo agrícola do edifício do CISA, de modo a transformá-lo num edifício de apoio para a atividade de walking & cycling. Este edifício foi alvo de uma intervenção de fundo, no que respeita às paredes, caixilharia, cobertura, piso, bem como foi restaurado o forno lá existente. O objetivo é valorizar a zona de lazer envolvente ao CISA  

 Está na fase final o estudo para a implementação e sinalização de rede de percursos cicláveis de diferentes graus de dificuldade.  


Nova sinalética

 Estão a ser requalificados os percursos pedestres da Serra d'Arga, designadamente o Trilho da Chã da Franqueira e Trilho do cabeço do Meio Dia. Dos trabalhos fazem parte a remarcação dos percursos e colocação de nova sinalética.  


Serviços de lavagem

 Este projeto de valorização da Serra d’Arga ainda inclui a instalação de Bike Stations e carregadores de bicicletas em Arga de Baixo, Dem e Orbacém.  As Bike Stations disponibilizarão os serviços necessários para a manutenção das bicicletas (serviços de lavagem, enchimento de pneus, ferramentas para reparação) e um ponto de água para consumo humano. As Bike Stations estão a ser colocadas no CISA e, Arga de Baixo; na Rua de São Gonçalo na EM 526 em Dem e junto ao Edifício da Junta de Freguesia de Orbacém. No CISA, a estação de manutenção de BTT e o ponto de carregamento de bicicletas já estão a funcionar em pleno.  

 A operação “Aldeias do Alto Minho – Walking & Cycling”, no âmbito do programa Valorizar – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, é cofinanciada pelo Turismo de Portugal.

Ningún comentario:

Publicar un comentario