4 de mar. de 2020

ARCOS DE VALDEVEZ

Arcos de Valdevez promove cultura pelas freguesias  

“O Grande Homem”, de Teixeira de Queiroz, inserido no projeto “Cultura em Movimento - Programa Municipal de Descentralização Cultural nas Freguesias" 


 

María Joâo Brito / Arcos de Valdevez

 O projeto municipal de descentralização cultural nas freguesias, “Cultura em Movimento”, tem como principal objetivo proporcionar, a um vasto grupo da população, o acesso a atividades culturais em diversos espaços das freguesias arcuenses. Deste modo, pretende-se criar dinâmicas locais e facilitar o acesso a projetos de teatro, música e arte, assim como proceder à formação e sensibilização de novos públicos.   

 O GTV- Grupo de Teatro do Vez, com o apoio da Autarquia, e no âmbito do Programa do Centenário da morte de Teixeira de Queiroz, desenvolveu um projeto criativo, “O Grande Homem”, que envolve teatro e música, em torno do único texto dramático produzido pelo escritor Teixeira de Queiroz, com o propósito de acompanhar a transição do século XIX para o XX e abordar algumas questões que, ainda hoje, se aplicam à Sociedade.  

 Inserido no projeto “Cultura em Movimento - Programa Municipal de Descentralização Cultural nas Freguesias”, a peça “O Grande Homem” apresentou-se no passado domingo, dia 1 de março, na Sede da Associação Recreativa e Cultural S. João de Rio Frio, atraindo vários habitantes da freguesia, assim como de freguesias vizinhas. Num momento de descontração, o público mostrou-se animado e revelou ser uma importante iniciativa para apoiar e dinamizar a cultura junto da população, permitindo o acesso às diversas propostas culturais do concelho, em várias geografias do território. 

 A organização, depois de ter estado presente em várias freguesias de Arcos de Valdevez, como Sabadim, no passado 31 de janeiro, pretende ir além-fronteiras, nomeadamente, a Barcelos, assim como a Espanha, mais precisamente Vigo.       

 No decorrer do ano, o Município pretende manter ativa esta estratégia de promoção da cultura no concelho, levando projetos e ideias a diferentes freguesias de Arcos de Valdevez, assim como além-fronteiras.

Ningún comentario:

Publicar un comentario