PATRIMÓNIO
Considerações paisagistas em Oia
(74ª parte)
ENCONTROS POLIORCÉTICOS / Oia
Quanto menos trascendência religiosa tenha um mosteiro mais se porá a ênfase nos sustitutivos, designadamente nos mais abandonados, nos deixados "ao deus dará". Efeito compensador, efeito arrependimento seringará conteúdos de oportunidade e de disfarce. Vejam os leitores o que faz a "RMO": Sobrealimentar esses substitutivos por forma a encher vazios conceituais, abase de recheios enganosos. Da mesma maneira, quanta mais trascendência religiosa tenha um mosteiro menos pôr-se-á essa ênfase nos substitutivos supracitados. Não haverá sintomas compensadores nem expressões próprias do efeito arrependimento; oportunismos e má publicidade ficarão assim de parte. Minguarão os complexos. Vamos reiterar-nos nessa ideia: Mosteiro de Silos, bem como outros, não precisa desses truques ordinários. Por exemplo, a farmacopeia espanhola toda tem na botica e na biblioteca de Silos um prestigiado testemunho dos conhecimentos da apoteca monacal. Não precisa de acorrer ao truque das poções, dos cremes hidratantes, bálsamos labiais ou água de colônia. Isso são parafarmácias!
No cartaz da "RMO" se afigura um "Desculpem as molestias" tão caricato como desnecessário. A quem podem incomodar os tais "trabalhos de manutenção"? Há qualquer entusiasmo em visitar res-do-chão claustral? Vale a pena dispendiar 5 € por ouvir sempre as mesmas coisas, que não passam de assistência repetida ao doente encamado e versão oficial de uma "RMO" que, através da "Vasco-gallega de Consignaciones", está também presente no mosteiro de Santa María de Melón (Ourense). Melón é um espaço císter, abusado por uma construção próxima, semiabandonado e deixado "ao deus dará". Situado nas coordenadas 42°15' 20.4" N e 8° 12' 59.9" W, tem 0,75 hectares ou 7.508 m2 de superfície mínima. Obviamente, lá também não rege a LPCG dado não se respeitarem zonas de proteção e amortecimento. O que é que tem na cabeça "Vasco-gallega de Consignaciones" relativamente a Melón? Rosário de mosteiros do Císter: Monfero, Sobrado dos Monxes, Penamaior, Meira, Pantón, Melón, San Clodio, Osera, Xunqueira de Espadanedo, Montederramo, Franqueira, Armenteira, Oia e Aciveiro, perfazem um panorama inquietante no relativo à justa aplicação dessa LPCG.
Mosteiro de Oia é agregação de outras paisagens. A paisagem toda expressa-se no cordal costeiro, nas calas e pontas, na microtoponimia (Orelludas, Porto Canela, Porto Rivasalta, Porto da Fonte das Mañas, Ponta Lagosteiro). Sentido de pertença a uma paisagem, na costa e nas alturas, devia era ser alegato suficiente para a reprovação dos planos da "RMO".
Ningún comentario:
Publicar un comentario